As bonitas imagens do 1º voo de despedida do Boeing 747 na Qantas

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A companhia aérea australiana Qantas, uma das mais famosas do mundo no uso do Boeing 747, começou hoje a sua programação de voos de despedida do Jumbo Jet, e a mídia local fez um verdadeiro espetáculo de cobertura a respeito do momento histórico, com direito até a filmagem aérea.

A empresa é mais uma das que já planejava a aposentadoria do 747 para os próximos anos, mas que adiantou os planos para o momento presente em decorrência da situação crítica gerada pela pandemia de Covid-19.

O voo de hoje, feito em Sydney, foi o primeiro dos três que a Qantas programou para a despedida do 747-400. Cada um parte de uma cidade diferente, para que mais pessoas possam ver a homenagem. Segundo o FlightRadar24, os outros dois serão em Brisbane e em Camberra, respectivamente na quarta-feira e na sexta-feira, 15 e 17 de julho.

Apenas um Jumbo está sendo mantido ativo na frota da companhia para executar as despedidas. É o jato de matrícula VH-OEJ, que entrou em serviço na própria Qantas em 2003, e que logo também será enviado para estocagem no deserto de Mojave, nos Estados Unidos, junto aos demais já transladados para lá.

O OEJ decolou às 10:36 da manhã desta segunda-feira, no horário local (fim da noite de domingo no horário de Brasília), e sobrevoou Sydney a uma altura de apenas 1400 pés (430 metros) por cerca de 10 minutos, antes de partir para um voo um pouco mais alto sobre outras regiões ao norte e ao sul da mais famosa cidade da Austrália.

FlightRadar24 Voo Despedida 747 Qantas Sydney
Radar mostra o Boeing 747 sobrevoando Sydney – Imagem: FlightRadar24

O pouso ocorreu cerca de 1 hora depois da decolagem, também com mais um sobrevoo à cidade de Sydney no procedimento de chegada.

Após os outros dois voos especiais, a derradeira decolagem do Boeing 747-400 da Qantas está planejada para a quarta-feira da próxima semana, dia 22 de julho. A operação terá uma numeração especial em alusão ao modelo do jato: será o voo QF7474, marcando o fim definitivo do modelo na história da companhia aérea.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aeroporto Municipal de Chapadão do Sul (MS) receberá R$ 5 milhões...

0
A Prefeitura ressalta que este investimento não só beneficiará os usuários e operadores do aeroporto, mas também contribuirá para impulsionar