O bonito vídeo de um Boeing 747 ultrapassando um 737 a dez mil metros de altura

Imagens de aeronaves em suas jornadas a milhares de metros de altura são sempre bonitas de se ver, e mesmo vídeos clássicos continuam por anos a fio deixando um gostinho especial a qualquer um que admire a beleza das viagens aéreas.

Vídeo Boeing 747 ultrapassando 737 cruzeiro

É exatamente o caso do vídeo que você poderá ver nesta matéria, de um grande Jumbo ultrapassando um Boeing 737 a cerca de 10 mil metros do solo. Um vídeo que não é de hoje ou dessa semana, mas continua sendo visto e revisto por milhares de pessoas todos os dias.

A filmagem, que foi divulgada há pelo menos 9 anos (isso segundo a data mais antiga de publicação no Youtube, o que não impede que o voo seja ainda mais antigo), foi feita a bordo de um Boeing 777 que voava abaixo das outras duas aeronaves. Ele também ultrapassava o 737, quando ambos foram superados pelo Boeing 747 passando em uma altitude intermediária entre eles.

Onde e como ocorreu?

Os três jatos estavam em cruzeiro sobre Baghdad e o comandante Sreekumar percebeu a bonita cena acima do 777 que pilotava, quando mantinha o nível de voo 330 (FL330), ou seja, 33 mil pés de altitude (em torno de 10 km).

O Boeing 737 fazia sua rota no nível de voo 370 (37 mil pés, ou 11,2 km) quando o Jumbo fez a ultrapassagem voando no FL350 (35 mil pés, ou 10,6 km), exatamente entre o 737 e o 777.

O vídeo, além de ser muito bonito, também nos permite notar dois detalhes interessantes, que para aqueles que apenas admiram a aviação sem uma maior proximidade, podem ser fatos desconhecidos.

Altitude de voo

O primeiro detalhe diz respeito às altitudes de voo. Perceba que as três aeronaves estão espaçadas por dois mil pés (FL330, FL350 e FL370). Isso porque a maioria das aerovias possui “mão dupla” como nas rodovias em que você trafega, porém, com os sentidos opostos um em cima do outro, ao invés de um ao lado do outro como nos carros.

Ou seja, os níveis de voo pares que sobraram entre os três Boeings do vídeo (FL340 e FL360, por exemplo) podem ser usados por aviões que estejam vindo no sentido contrário. Isso porque as aerovias são linhas imaginárias criadas entre dois pontos específicos, então qualquer voo indo ou vindo entre os dois pontos passará pela mesma linha.

Os mil pés entre cada nível de voo são a distância mínima vertical de segurança permitida em nível de cruzeiro, quando o voo possuir os requisitos exigidos para utilizar essa distância vertical mínima.

E essa característica de aerovias serem linhas imaginárias entre dois pontos nos leva ao segundo detalhe interessante do vídeo.

Alta precisão

O segundo detalhe diz respeito ao alinhamento. Note que os três jatos estão verticalmente alinhados com uma precisão incrível, de forma que a fuselagem do Jumbo passa quase exatamente na mesma linha da fuselagem do Boeing 737.

Isso nos mostra a tecnologia envolvida nos equipamentos de navegação das aeronaves, que as coloca precisamente no centro da linha imaginária entre os dois pontos de referência, com desvios laterais mínimos.

Você se lembra do triste acidente do 737 da GOL com o jato executivo Legacy? As asas dos dois aviões se encontraram no ar, tal era a precisão lateral dos dois sobre a mesma linha em sentidos opostos, infelizmente na mesma (e também muito precisa) altitude, devido a erros operacionais.

Confira a seguir todos esses detalhes no clássico vídeo do Jumbo ultrapassando o Boeing 737. Bonito de se ver, não é mesmo? Logo abaixo do vídeo, aproveite para conferir outras belas filmagens feitas lá de cima!

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias