Bonito vídeo mostra o caça Gripen voando ao lado do KC-390 pela primeira vez

Cena do bonito vídeo que você verá logo abaixo

Duas das principais aeronaves da Força Aérea Brasileira, o novo caça F-39 Gripen e o cargueiro multimissão KC-390 Millennium realizam, pela primeira vez, na manhã de hoje, 22 de outubro, um voo em ala. O motivo do voo sobre a Base Aérea de Brasília foi para abrilhantar a cerimônia em alusão ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira, comemorado amanhã, 23 de outubro.

Além das duas aeronaves, outros quatro caças F-5 também se juntaram à formação para realizar as passagens baixas sobre a cerimônia. Todas as aeronaves decolaram da Base Aérea de Anápolis, em Goiás.

Um vídeo publicado no YouTube mostra diversas cenas gravadas pela Força Aérea Brasileira, das aeronaves juntas em formação, realizando passagens na cerimônia.

Veja as bonitas imagens abaixo:

Dados da plataforma de rastreio de voo FlightRadar24 mostram toda a trajetória do KC-390 que estava junto aos caças nesta manhã. Todo o voo durou cerca de quase duas horas.

Imagem: FlightRadar24

Além das passagens dos caças, o Esquadrão de Demonstração Aérea, mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, também realizou passagens sobre a solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o Presidente da República Jair Bolsonaro.

A data de 23 de outubro marca no Brasil o Dia do Aviador, em referência ao voo mais longo realizado Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont a bordo de seu 14 Bis em 1906. A data também marca um ano da apresentação do F-39 Gripen à FAB.

A solenidade completa transmitida ao vivo pela Força Aérea Brasileira pode ser assistida clicando no vídeo abaixo:

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias