Bonito vídeo mostra todas as famílias 7X7 da Boeing, do clássico 707 ao moderno 787

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Um entusiasta da aviação, que possui canais em diversas redes sociais, teve a interessante ideia de compilar em um único vídeo todas as famílias 7X7 da história da Boeing. O resultado foi a bela sequência de lindas imagens, desde o clássico 707 ao moderno 787, que você verá aqui ao final.

Vídeo aviões história família 7X7 Boeing

No vídeo, as famílias 707, 717, 727, 737, 747, 757, 767, 777 e 787 são mostradas em taxiamentos, decolagens e pousos filmados bem de perto da pista. Um verdadeiro deleite para quem gosta de observar os grandes jatos comerciais em suas operações.

O primeiro a aparecer no vídeo é o Boeing 707, no caso o de matrícula N707JT nas antigas cores da companhia aérea australiana Qantas, e que hoje pertence ao ator John Travolta. O 707 foi o primeiro avião de linha aérea a jato da história da Boeing, tendo feito seu primeiro voo em 20 de dezembro de 1957.

Na sequência, é mostrado um Boeing 717, da companhia aérea havaiana Hawaiian Airlines. Este modelo foi inicialmente desenvolvido pela fabricante McDonnel Douglas como um integrante da família de jatos DC-9, com a designação MD-95. Mas a empresa foi incorporada pela Boeing em 1997, e o avião entrou em serviço em 1999 com seu novo nome 717. O primeiro voo se deu em 2 de setembro de 1998.

O próximo é o Boeing 727, em uma pintura do dono da marca de roupas femininas Nygård. O interessante modelo tem três motores localizados todos na cauda da aeronave. Dois motores ficam nas laterais da seção traseira da fuselagem, como em muitos outros aviões, porém o outro motor fica dentro do cone de cauda, com sua entrada de ar acima da fuselagem contendo um duto que desce por dentro da cauda até o motor. O primeiro exemplar da família 727 voou em 9 de fevereiro de 1963.

Depois aparece o Boeing 737, da Alaska Airlines com uma pintura alusiva à pesca marinha. Pertence à mais bem-sucedida família de aviões da história da fabricante em número de vendas, porém recentemente envolvida na triste história da suspensão dos voos devido aos acidentes com a última variante, o 737 MAX. A primeira decolagem da família ocorreu em 9 de abril de 1967.

A seguir, temos o imponente Boeing 747, nas cores da companhia aérea Delta Air Lines. Bastante admirado por seu bonito design, o Jumbo Jet foi uma revolução nas viagens intercontinentais, permitindo redução de custo por assento por levar um número muito grande de passageiros a longas distâncias. Fez sua estreia no céu em 9 de fevereiro de 1969.

Então vemos o Boeing 757, nas cores da US Airways. O modelo, conhecido como “foguete” pela facilidade de ganhar altura rapidamente em suas decolagens, foi desenvolvido como uma evolução de dois motores do trijato 727. Atualmente, tem sido substituído pelo concorrente A321neo da Airbus. O primeiro voo do 757 se deu em 19 de fevereiro de 1982.

O seguinte é o Boeing 767, filmado na antiga e clássica pintura prateada da American Airlines, companhia que acaba de tirar este modelo de sua frota por conta da crise de demanda causada pelo coronavírus. Desenvolvido como um complemento de menor capacidade para o Jumbo 747, decolou pela primeira vez em 26 de setembro de 1981.

O penúltimo é o Boeing 777, nas cores da Turkish Airlines com a pintura especial do time de futebol Barcelona. O modelo de longo alcance surgiu para complementar a diferença de capacidade entre o 767 e o 747, além de substituir antigos modelos de seu segmento, como o McDonnel Douglas DC-10 e o Lockheed L-1011. Muito bem-sucedido até hoje e com uma nova versão em desenvolvimento, estreou no ar em 12 de junho de 1994.

Por fim, surge o Boeing 787, nas cores da companhia inglesa British Airways. Mais moderno modelo da fabricante, revolucionou o mercado ao ter a maior parte de suas estruturas construídas em materiais compostos, como a fibra de carbono, resultando em grande eficiência energética pelo menor peso. Seu primeiro voo foi em 15 de dezembro de 2009.

Acompanhe a seguir o bonito vídeo e os todos os detalhes dos diferentes modelos da história das famílias 7X7 da Boeing:

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias