Brasil é escolhido para avião Jumbo de pintura especial voltar hoje a operar

Está de volta às operações comerciais nesta quinta-feira, 3 de junho, após longo tempo de estocagem, um Jumbo com uma pintura muito especial, e o país de destino escolhido por sua companhia aérea é o Brasil.

Imagem: Andrew E. Cohen / CC BY-NC-ND 2.0, via Flickr

Modelo da última geração a ser fabricada na história do clássico Jumbo Jet, o Boeing 747-8I registrado sob a matrícula D-ABYT, operado pela alemã Lufthansa, decolou hoje do hub da companhia em Frankfurt para o voo LH-506, com destino ao Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos (SP).

A própria Lufthansa anunciou hoje a volta da aeronave ao serviço, dizendo: “Caros spotters, em caso de você estar por perto do Aeroporto de Frankfurt nessa tarde: não perca a primeira decolagem regular de nossa “Yankee-Tango” depois de sua estocagem profunda. Receba-a bem em sua volta! Ela partirá para Guarulhos nessa noite, às 21h40 do horário local.”

São Paulo/Guarulhos foi um dos poucos destinos no mundo aos quais a Lufthansa manteve voos regulares mesmo no pior período da crise, quando suas operações e frota estavam quase completamente paradas.

O destino brasileiro é tão estratégico para a companhia que ela apenas trocou o Jumbo por aeronave de menor capacidade em alguns períodos mais críticos da crise da Covid-19, mas nunca suspendeu por completo a rota partindo de seu grande hub, e logo recolocou o moderno avião quadrimotor de volta no serviço.

O D-ABYT ostenta uma pintura especial, que a Lufthansa decidiu fazer em 2015 em comemoração aos 60 anos de sua primeira viagem internacional, feita com o Lockheed Constellation em 1955. As cores do 747-8I, entretanto, remetem àquelas utilizadas pelos primeiros Jumbos da companhia nos anos 1970, das variantes 747-100 e 747-200.

O vídeo a seguir mostra a partida da aeronave da fábrica da Boeing para o voo de entrega em março de 2015, com direito ao típico balanço de asas de “tchauzinho”:

Dados de rastreamento das plataformas de radar mostram que após a estocagem de longo prazo, este Jumbo voltou a ser acionado para testes em solo no dia 27 de maio, e então fez um voo local para retorná-lo à condição operacional na última terça-feira, 1º de junho.

Para a vinda de hoje ao Brasil, a decolagem ocorreu às 22h04 locais (17h04 do horário de Brasília) e o pouso no GRU Airport está previsto por volta das 04h30 da madrugada desta sexta-feira.

Depois, a decolagem de volta para Frankfurt é prevista para 18h30 da própria sexta-feira, no voo de número LH-507. Para acompanhar a vinda da aeronave neste momento, clique aqui para acessar o RadarBox.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias