Brasil recebe hoje outra rara visita do trijato MD-11, acompanhe sua vinda

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião McDonnell Douglas MD-11F FedEx
MD-11F da FedEx – Imagem: Alan Radecki Akradecki / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Se o clássico e bonito avião de três motores McDonnell Douglas MD-11 foi, até dezembro de 2020, uma “figurinha carimbada” em aeroportos brasileiros, agora suas aparições vão se tornando cada vez mais um evento raro.

Após o auge do modelo no transporte internacional de passageiros, nos anos mais recentes ainda foi possível acompanhar diversas operações com a variante cargueira MD-11F. Apenas para citar algumas delas, pudemos ver voos frequentes de companhia aéreas como Centurion, Sky Lease, Martinair, FedEx e Lufthansa, por exemplo.

Porém, como acompanhamos em dezembro, a última delas que ainda mantinha o clássico cargueiro em voos regulares ao Brasil, a Lufthansa, colocou o Boeing 777F em seu lugar em função da aposentadoria do modelo trijato de sua frota. Desde então, apenas alguns poucos voos esporádicos têm sido feitos para cá pela FedEx com o MD-11F.

E é exatamente o que acontece neste sábado, 17 de abril. O voo de número FX-46 da famosa companhia americana está sendo cumprido pelo jato registrado sob a matrícula N624FE, um MD-11F fabricado em abril de 1990.

Esta aeronave, conforme dados do Arifleets, foi entregue pela fabricante à Swissair como um avião de transporte de passageiros, e depois se tornou cargueiro na FedEx em 2005, onde permanece até hoje.

Embora a empresa tenha atualmente mais de 50 unidades do modelo em sua frota, já faz alguns anos que ela o substituiu pelo menor Boeing 767-300F nos seus voos regulares entre Memphis e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), em função de não haver demanda suficiente para o uso regular do MD-11F.

Portanto, o trijato agora aparece no Brasil apenas em momentos de demanda aquecida do mercado de carga aérea, como atualmente devido à pandemia, tornando-se cada vez mais rara a oportunidade de vê-lo no país.

A operação de hoje tem previsão de pouso em Viracopos por volta das 16h45. Para acompanhar a aeronave em tempo real através do RadarBox, clique aqui.

O MD-11F em voo rumo ao Brasil hoje – Imagem: RadarBox

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias