Início Regulamentação Brasil sediará fórum internacional de reguladores da aviação civil

Brasil sediará fórum internacional de reguladores da aviação civil

Centro de Serviços de Sorocaba – Foto Embraer

O Brasil sediará o 16° Workshop de Technical Standard Order (TSO), fórum internacional que reúne órgãos reguladores da aviação civil de todo mundo, além de fabricantes, instaladores e operadores de produtos TSO. O evento será organizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e será realizado de forma virtual entre os dias 28 e 30 de setembro

TSO é o termo norte-americano correspondente à Ordem Técnica Padrão (OTP) no Brasil, documento que aprova os padrões técnicos de equipamentos aeronáuticos instalados em aeronaves em exigências às normas de certificação. O workshop é um fórum composto por representantes da indústria aeronáutica e autoridades reguladoras internacionais de aviação civil, como EASA, FAA, Transport Canada, entre outras.  O objetivo é apresentar e discutir políticas, iniciativas e problemas técnicos relacionados à aprovação, instalação e operação de artigos TSO.

O workshop foi realizado pela primeira vez em 2004 e desde então tem sido organizado e sediado pelas agências reguladoras de aviação civil da Europa, European Aviation Safety Agency (EASA); dos Estados Unidos, Federal Aviation Administration (FAA); e do Canadá, Transport Canada Civil Aviation (TCCA). Em 2020, o evento foi organizado pela TCCA no formato virtual devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Em 2021, o workshop também será virtual devido à permanência das restrições da pandemia.

O Workshop de TSO é composto por sessões gerais em que são apresentadas as atualizações realizadas pelas agências reguladoras e pela indústria. Instruções sobre como se inscrever nas sessões do workshop serão fornecidas em breve. A programação detalhada será fornecida em data próxima ao evento.

Para a melhor organização do workshop, a ANAC receberá antecipadamente perguntas e propostas de temas, que podem ser enviadas, preferencialmente até 23 de julho de 2021, para o e-mail 2021TSOWorkshop@anac.gov.br. A antecedência é necessária para a análise das sugestões para a programação e o envio de respostas às perguntas recebidas.

Com informações da ANAC

Sair da versão mobile