Brasil verá passagem relâmpago de exótico avião soviético Antonov AN74

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto de Dmitry A. Mottl / CC via Wikimedia Commons

Na próxima semana, uma aeronave da era soviética fará uma passagem rápida no Brasil, após cumprir missão no Peru. A rara visita do Antonov AN74 se deve ao transporte de uma carga especial para o Peru, embora os detalhes da operação não tenham sido divulgados.

O Antonov AN74 é uma variante do AN72, introduzida no ano de 1983, ainda na era soviética. Hoje, apenas 30 aeronaves do modelo voam no mundo, especialmente na Rússia, Ucrânia, Turcomenistão, Egito e Irã. O principal objetivo da aeronave é entregar carga, equipamento e pessoal em quaisquer condições climáticas que variam de -60 a 45° C, em qualquer latitude, incluindo a Pólo Norte e grandes altitudes. Ele pode operar em qualquer tipo de pista.

Uma característica do An-74 é o uso do “Efeito Coandă” para melhorar o desempenho em pistas mais desafiadoras, utilizando gases de escape do motor soprados sobre a superfície superior da asa para aumentar a sustentação. O motor usado é o turbofan Lotarev D-36.

Quando será o voo

A autorização para o voo aconteceu na data de ontem, 6 de julho de 2020, e consta do registro de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Segundo os registros da agência, o avião cargueiro vem do Peru, faz uma escala no Mato Grosso do Sul e depois segue para Natal, antes de voar para a África. O roteiro no Brasil é o seguinte:

No domingo, 12 de julho, o Antonov decola de Lima, no Peru, às 11h locais para pousar em Campo Grande às 17h40. Após uma rápida parada de duas horas, a aeronave decola novamente, dessa vez para Natal, onde tem previsão de chegada para as 22h35 do mesmo dia. Após algumas horas no solo, a aeronave volta aos céus às 13h do dia 13 de julho para iniciar seu voo rumo à Ilha do Sal.

Os voos terão o número ADB361 e serão operados pela Antonov Airlines, o braço de transporte aéreo da fabricante ucraniana de mesmo nome.

ERRATA: Havia erros nos horários dos voos, que foram ajustados.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Roman
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Airbus A330-200 Azul Viracopos

Pela 1ª vez, Airbus A330 da Azul pousa em São José...

0
Um Airbus A330 da Azul Linhas Aéreas está fazendo pousos e arremetidas em Curitiba neste momento, e por um motivo um tanto interessante.