Brasil verá visita de um raro avião do modelo DC-10 nesta quarta-feira

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto – TAB Divulgação

Está programado para essa quarta-feira, 21 de outubro, um voo especial ao Brasil de um raro avião do modelo McDonnell Douglas DC-10-30. A operação foi aprovada e passou a constar da base de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) na data de ontem (20).

Segundo consta na ANAC, a operação será realizada pela empresa estatal Transportes Aéreos Bolivianos (TAB), na rota ligando Santa Cruz de La Sierra a Manaus, no Amazonas. Será um voo pontual, cargueiro, com hora de chegada prevista à capital amazonense às 12h00 locais (voo BOL754). A partida está programada para 19h00 de hoje (voo BOL753).

O jato em questão tem 33 anos de idade e está na TAB desde 2013, tendo antes voado por 25 anos na Federal Express.

Será uma rara chance do Brasil rever uma aeronave desse modelo, já que há poucos voando no mundo atualmente e, por aqui, tem sido uma visão cada vez mais incomum. No passado, porém, não era assim, pois além das muitas empresas internacionais, outras brasileiras também operaram o jato por aqui, como a Varig, Vasp, Transair, MTA, entre outras.

Segundo seu site na internet, a TAB tem quarenta anos de idade, prestando serviços de transporte aéreo de cargas nacionais e internacionais promovendo a integração e soberania nacional boliviana. Ela preenche uma lacuna no país, realizando operações de comércio internacional contribuindo tanto para importação como exportação, transportando diversos tipos de carga como: cargas perecíveis, equipamentos e maquinários para petróleo, animais vivos, mercadorias perigosas, cargas volumosas e de grandes dimensões, mantendo rotas para Lima, Caracas, Miami e fazendo voos charter para qualquer parte da região.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias