Autor brasileiro lança a maior obra já produzida sobre o trijato Boeing 727

A história de um dos maiores clássicos da aviação, o trijato Boeing 727, será contada em detalhes num livro de classe mundial e escrito por um brasileiro.

Divulgação – Boeing

O autor da obra é Sérgio Gonçalves, advogado, consultor e pesquisador que nutre especial interesse pelo Boeing 727 há muitos anos, reconhecido por seu trabalho à frente do do maior site do mundo dedicado especificamente ao modelo, o 727 Data Center.

Sua paixão pelo trijato começou aos 10 anos de idade no terraço do Aeroporto de Congonhas. De lá para cá a paixão pela aviação só aumentou, mas o 727 sempre teve um lugar especial, motivo pelo qual alimenta o site desde 1998 e agora escreve esse livro que, certamente, se tornará uma referência global.

A obra

No total, serão cinco volumes com mais de 1.500 páginas e 3.000 imagens, muitas delas exclusivas e inéditas, sobre o Boeing 727, desde seu desenvolvimento até os dias atuais, totalizando 58 anos de história.

O primeiro volume contará a história do desenvolvimento do jato, operação nas principais empresas aéreas do mundo e também 360 páginas exclusivas sobre a operação no Brasil, que com certeza irá ativar a memória de muitos leitores.

No segundo livro serão contadas outras história do 727 do mundo, incluindo acidentes, versões especiais e também episódios especiais, como o dia que um trijato 727-100 levou mais de 300 pessoas (ante as 131 máximas permitidas no manual) na evacuação de Saigon, no Vietnã do Sul.

Divulgação – Sergio Gonçalves

O segundo volume ainda está em produção e contará com a visão de profissionais da aviação sobre o jato. Já nos volumes três, quatro e cinco, será destrinchado cada jato que saiu da linha de montagem da Boeing em Renton, no estado americano de Washington. Serão perfis individuais de cada uma das 1.832 aeronaves construídas, com detalhes e imagens de todos os trijatos e suas operadoras.

“Somente para ilustrar estes livros, foram criados mais de 7.000 perfis fotorreais do avião”, afirma Sergio Gonçalves, que pretende lançar o primeiro volume em outubro de 2021, e o restante até setembro de 2022, sendo que as unidades poderão ser adquiridas juntas ou separadamente.

Como adquirir

Essa é uma obra histórica e única no mundo. Estará disponível em português, inglês e espanhol. Por enquanto, o autor abriu o site www.enciclopedia727.com.br para pré-reserva, sem compromisso.

O preço final do livro ainda não está fechado, mas aqueles que realizarem o cadastro no site acima receberão as informações nas próximas semanas e poderão adquirir a obra.

Divulgação – Sergio Gonçalves

O avião

Lançado como um avião menor e capaz de operar em pistas mais curtas do que o quadrijato Boeing 707, o Boeing 727 sempre chamou a atenção pelo seu design icônico, com três motores na parte traseira da aeronave, conferindo uma elegância única.

No Brasil, a aeronave foi amplamente utilizada e voa até os dias de hoje. Citando algumas das empresas que o operaram estão a Aerobrasil, AirVias, ATA, Cruzeiro, Digex, FLY, Itapemirim Cargo, Platinum Air, TAF, TABA, TNT-Sava, Tropical, Transbrasil, Varig, VarigLog, Vasp, Vaspex e Via Brasil. Atualmente, a aeronave é operada pela Total Linhas Aéreas.

Divulgação – Sergio Gonçalves
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias