British Airways aluga A330 da Qatar para substituir 787 com problemas nos motores

A British Airways decidiu que irá alugar aviões Airbus A330 da Qatar Airways através de contrato de wet-lease para suprir a falta de aeronaves em voos de longa distância com a parada de diversos 787 após problemas nos motores Rolls-Royce.




A escolha dos aviões de uma linha aérea regular é inédita no caso do problemático Rolls Royce Trent 1000. Todas as companhias até agora, inclusive a LATAM, têm escolhido companhias que são especializadas em aluguéis de aeronaves que incluem tripulação e manutenção (o chamado wet-lease). Dentre as escolhidas estão a espanhola Wamos Air e a portuguesa HiFly.

Mas a decisão da British não foi à toa: a Qatar tem grande participação acionária no grupo IAG, que é formado pela empresa britânica e pela Iberia. Além disso a Qatar está com algumas aeronaves paradas devido ao bloqueio de espaço aéreo feito por países vizinhos do Catar exatamente um ano atrás.

Por agora serão três aeronaves Airbus A330, operando voos saindo de Londres para o Kuwait, Muscate e Déli. Como a cabine não é a mesma do Boeing 787 Dreamliner da companhia, a British oferecerá reembolsos para passageiros que compraram passagem numa classe mas foram relocados numa inferior, o chamado downgrade.

Com informações do site One Mile At a Time

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias