British Airways aposenta o Boeing 767

A British Airways despediu-se ontem do Boeing 767, que serviu por 28 anos na companhia britânica realizando mais de 425 mil voos comerciais, principalmente pela Europa.




O último voo foi de Larnaca no Chipre para o Aeroporto de Heathrow em Londres. A aposentadoria vem logo após a entrega do 30º 787 Dreamliner pela Boeing, o substituto natural do 767. Atualmente o 787 voa para o Rio de Janeiro e em breve chegará em São Paulo.

O primeiro voo do 767 na British foi em 1990 para Paris, sendo que a rota Londres – Frankfurt era a mais realizada pela aeronave: foram 15 mil voos entre as cidades britânica e alemã. O foco do 767 na British sempre foram as rotas de alta densidade dentro da Europa, mas alguns destinos intercontinentais foram servidos pela aeronave como, Nova Iorque, Abu Dhabi e Calgary no Canadá.

Tripulação do último voo

Eventualmente o avião foi reconfigurado especificamente para rotas europeias e chegou a fazer voos dentro da própria Inglaterra. O seu substituto, o Boeing 787, é 40% mais silencioso e consome 20% menos combustível. Mas outra aeronave deve se juntar à frota da British no próximo ano: o Airbus A350XWB.

O último voo do 767 na companhia foi feito pela aeronave de matrícula G-BZHA, que teve seu primeiro voo em 1998 e voou mais de 23 milhões de milhas. Era um visitante frequente em Larnaca, tendo visitado a cidade 900 vezes, apesar de sua rota mais frequente ter sido para Atenas onde realizou 1.275 viagens. De 1998 até hoje, a aeronave transportou 4 milhões de clientes em 23 mil voos.

Pela Assessoria de Imprensa da British Airways.




British Airways traz Boeing 787 para São Paulo em segundo voo diário

British Airways ligará Londres a Charleston (EUA) com o Boeing 787

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Piloto e comissário de bordo entram em confronto físico no meio...

0
Um confronto físico entre um piloto e um comissário de bordo irrompeu num voo da empresa aérea chinesa Donghai Airlines.