British Airways diz que seus A380 retornarão – só não sabe quando

A British Airways é uma das empresas aéreas que mantém um mistério ao redor do futuro de sua frota de Airbus A380. Os 12 jatos do modelo permanecem no solo desde o começo da pandemia e ainda não se tinha informações sobre sua continuidade. No entanto, o CEO Sean Doyle deu boas notícias para os que torcem por mais voos da gigante aeronave.

Segundo Doyle, numa entrevista ao jornal The Independent, a companhia aérea não se juntará a outras como Lufthansa, Air France, Etihad Airways e Malaysia Airlines, que aposentaram parcial ou totalmente o superjumbo.

“O A380 não está voando no momento, mas está em nossos planos para a futura reconstrução da companhia aérea”, diz Doyle. “Exatamente quando colocaremos o A380 de volta em serviço é algo que não temos certeza. Vai levar dois ou três anos para voltar a onde estávamos em 2019… nosso melhor palpite é 2023-24“.

Para ele, essa recuperação será em grande parte impulsionada por viagens não comerciais, com turistas e pessoas que visitam a família e amigos liderando o mercado corporativo.

“Haverá alguns pontos de gatilho para que as viagens de negócios retornem”, previu Doyle. “Um é quando as pessoas voltam ao escritório e dois, quando puderem viajar e começar a fazer contato cara a cara novamente. Estamos vendo pesquisas de muitos clientes corporativos que estão mostrando um certo cansaço com o trabalho em casa e o trabalho remoto. Você faz negócios com pessoas, não com organizações, e a capacidade de ficar cara a cara novamente voltará e fará parte da maneira como as pessoas desejam operar no futuro”.

Depois disso, a nova “interrogação” diz respeito à configuração interna. Isso porque a British Airways tinha planos de renovar as cabines da classe executiva entre 2023 e 2025, num programa de investimentos bilionários. Diante do cenário atual e das perdas recentes, esses planos podem ter sido revistos (a aguardar as cenas dos próximos capítulos).

Em termos de rede, o A380 da British Airways voava para Cingapura, Hong Kong, Joanesburgo, Los Angeles, San Francisco, Chicago, Boston, Washington e Vancouver.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias