British Airways investe em nova empresa para produção de biocombustível

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A350-1000 British Airways
Imagem: Airbus

A British Airways irá abastecer voos futuros com combustível de aviação sustentável (SAF) produzido a partir de etanol de origem sustentável, como parte de uma nova parceria com a empresa de combustível de aviação LanzaJet.

Na parceria, a British Airways irá investir na primeira planta em escala comercial de Freedom Pines Fuels da LanzaJet na Geórgia, EUA, e adquirir combustível de aviação sustentável de queima mais limpa da empresa.

Ela espera que o combustível esteja disponível para abastecer vários de seus voos até o final de 2022. Além disso, a parceria envolverá a LanzaJet na implementação de planejamento e projeto em estágio inicial para uma instalação comercial em potencial para a British Airways no Reino Unido.

A fábrica na Geórgia deve começar a ser construída este ano. Ela irá converter etanol sustentável (que já é amplamente misturado com gasolina para reduzir sua intensidade de carbono) em combustível de aviação sustentável usando um processo químico patenteado.

O combustível produzido na fábrica proporcionará uma redução de mais de 70% nas emissões de gases de efeito estufa em comparação com o combustível fóssil convencional para aviação, equivalente a tirar quase 27.000 carros a gasolina ou diesel das estradas a cada ano.

O combustível de aviação sustentável produzido pela LanzaJet é feito através do Processo LanzaJet™ Alcohol to Jet (AtJ), que pode usar qualquer fonte de etanol sustentável, incluindo, mas não se limitando a, etanol feito de resíduos agrícolas não comestíveis, como palha de trigo e poluentes reciclados.

A comercialização do AtJ levou anos para ser feita, começando com a parceria entre a LanzaTech (que lançou a LanzaJet em junho de 2020) e o Laboratório Nacional do Noroeste do Pacífico (PNNL) do Departamento de Energia dos EUA.

O desenvolvimento e o uso de combustíveis de aviação sustentáveis ​​é o principal foco da British Airways e faz parte do compromisso da companhia aérea em alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2050 por meio de uma série de iniciativas de curto, médio e longo prazo.

A companhia aérea tem uma parceria já existente com a empresa de tecnologia de combustíveis sustentáveis ​​Velocys, com o objetivo de construir uma instalação para converter lixo doméstico e comercial em combustível de aviação sustentável renovável no Reino Unido. A perspectiva é que o combustível possa ser produzido até 2025.

A controladora da British Airways, International Airlines Group, investirá US$ 400 milhões em combustível de aviação sustentável nos próximos 20 anos.

Informações da British Airways

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias