British Airways reforça que continuará a voar o Airbus A380

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A380 British Airways
Imagem: BriYYZ / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A frota da British Airways de 12 Airbus A380 permanece fora de operações comerciais, mas o CEO da empresa, Sean Doyle, diz que a companhia aérea não se juntará a outras como Lufthansa, Air France e provavelmente Etihad, que desistiram do Superjumbo.

“O A380 não está voando no momento, mas está em nossos planos para a futura reconstrução da companhia aérea”, diz Doyle ao The Independent. “Exatamente quando colocaremos o A380 de volta em serviço é algo que não temos certeza.”

Apesar da declaração, é provável que isso não deva acontecer até 2023 ou 2024, quando Doyle, em consonância com o resto da indústria, espera ver a demanda por viagens aéreas retornar aos níveis pré-COVID.

E vale lembrar também que talvez nem todos os 12 jatos da companhia devam fazer parte destes planos futuros de retorno.

Segundo reportava o AirLive em setembro passado, uma fonte com conhecimento sobre o caso informou que a empresa aérea inglesa estava considerando a retirada definitiva de quatro aviões do modelo, ou seja, de 33,3% de sua frota de Airbus A380. Os jatos seriam revendidos ou até mesmo descartados para nunca mais voltarem a voar.

Por enquanto, tendo retirado definitivamente de sua frota o Boeing 747, a British segue fazendo suas operações de longo curso principalmente com jatos Boeing 777, além de algum uso em menor escala do Boeing 787 e do Airbus A350.

Os Airbus A380 são esporadicamente vistos voando entre Londres, base da companhia aérea, e Madrid, onde ficam estocados, como acontecia no momento da publicação desta matéria com o jato de matrícula G-XLEI.

O A380 voando hoje de Londres para Madrid – Imagem: RadarBox

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias