British Airways salva os Boeings 747 retrô e vai colocá-los em exposição permanente

A companhia aérea British Airways cedeu aos pedidos dos amantes da aviação e irá preservar mais Jumbos que o esperado, incluindo os Boeings 747 que ostentam pinturas retrô.

Foto – British Airways – Stuart Bailey

O anúncio foi feito hoje, 1 de dezembro, pela empresa britânica, que destacou que mais dois 747 não serão desmontados, mas sim expostos ao público para “inspirar entusiastas da aviação pelo Reino Unido nos próximos anos”.

O primeiro deles será o 747-400 Jumbo de matrícula G-BNLY, com a pintura clássica que a empresa utilizava nos anos 80, logo após a sua privatização, e desenvolvida pela conceituada firma Landor. Ele será preservado no Aeroporto de Dunsfold Aerodrome, no sudoeste de Londres, que já é famoso pela gravação de cenas do programa automotivo Top Gear.

G-BNLY © Landor

Neste mesmo aeroporto, já está outro 747-400 da British, o G-CIVW, que chegou lá em outubro passado e servirá como cenário de filmes, além de programas de TV.

Por sua vez, outro que será preservado é o G-BYGC, pintado nas cores da BOAC, a British Overseas Airways Corporation, que antecedeu a própria British Airways. Esse jumbo ficará em Cardiff, mas será trasladado para o parque empresarial Bro Tathan, que também conta com uma pequena pista e diversas empresas de manutenção.

Nós pensamos que eles (os 747) têm uma importância histórica grande, não apenas para a British Airways, mas para toda a indústria, e estamos orgulhosos de que eles serão preservados para as próximas gerações em localidades no Reino Unido“, afirma o CEO da British Airways, Sean Doyle.

Não foi informado quando as aeronaves estarão disponíveis para visitação e nem se será cobrada alguma taxa de visita, mas a pintura final e retrô deles será mantida.

Com informações da Assessoria de Imprensa da British Airways

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias