British Airways voa o Airbus A380 com passageiros depois de 2 meses

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A British Airways utiliza um de seus gigantes Airbus A380 neste domingo e segunda-feira, voltando a fazer um voo com passageiros com o modelo após dois meses.

Avião Airbus A380 British Airways
Airbus A380 – Imagem: Adrian Pingstone [CC]

Assim como todas as demais companhias operadoras do grande avião de dois andares, a British tem mantido o modelo fora de serviço por conta da baixa demanda da pandemia de Covid-19, que tem inviabilizado o uso dos jatos de quatro motores na maioria quase absoluta das operações de passageiros.

Neste final de semana, entretanto, o A380 registrado sob a matrícula G-XLEG decolou do Aeroporto de Londres-Heathrow, Inglaterra, e seguiu para Joanesburgo, África do Sul.

A aeronave partiu no final da noite do domingo, 31 de junho, e pousou na principal cidade sul-africana na manhã dessa segunda-feira.

A A380 chegando em Joanesburgo – Imagem: FlightRadar24

Sua passagem por Joanesburgo, porém, foi bastante rápida. Apenas 2 horas e 30 minutos depois, o Airbus já ganhou o céu novamente, e no momento da publicação desta matéria ele está em voo de volta ao aeroporto da capital inglesa. A operação seria um voo de repatriação, segundo reportou o Simple Flying.

Segundo dados do FlightAware, com este voo o G-XLEG se coloca como o único A380 ativo na frota da British Airways. Antes dessa operação, ficou em Manila, nas Filipinas, desde 7 de março até o último dia 24 de maio, quando voltou para Londres. Há um importante centro de manutenção em Manila que efetua inspeções periódicas de grande porte no modelo, o que indica que o G-XLEG possivelmente deve ter acabado de passar por seu Check D.

Além dele, o outro A380 da companhia que também estava ativo, de matrícula G-XLEH, foi transladado para Manila no dia 21 de maio e não mais decolou, então deve estar passando pelo mesmo processo de manutenção. Antes, havia voado pela última vez com passageiros apenas em 29 de março.

Os demais 10 jatos do modelo constantes na frota da British fizeram seus últimos voos com passageiros em março, tendo sido estocados em Chateauroux, na França, entre março e abril. Veja na matéria abaixo uma bonita filmagem aérea da frota parada, feita a partir de um drone.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias