Início Empresas Aéreas British e Iberia dão primeiro passo para compra da Norwegian Air

British e Iberia dão primeiro passo para compra da Norwegian Air

A British Airways e a Iberia, donas do grupo IAG que ainda inclui suas subsidiárias e a Aer Lingus, compraram hoje 4,61% da Norwegian Air, a maior low-cost intercontinental do mundo.




Pessoas na British Airways consultadas pelo jornal USA Today afirmaram que a IAG pretende fazer uma oferta de compra total da Norwegian em breve. A Norwegian por sua parte negou algo além da compra de 4%, que segunda a low-cost foi sem aviso prévio sendo que a própria empresa tomou conhecimento da compra através dos jornais. Segundo a low-cost, a ação da IAG mostra “a sustentabilidade e potencial para crescimento global do modelo de negócio da Norwegian”.

No meio tempo as ações da Norwegian dispararam chegando numa alta de 37%. Já a posição oficial da IAG é que comprou as ações “para estabelecer uma posição para começar as discussões, incluindo a possibilidade da compra total da Norwegian”. Porém a companhia ainda não decidiu se irá comprar realmente a Norwegian já que as negociações não foram iniciadas ainda.

A IAG tem investo forte nos últimos anos no mercado das companhias aéreas de baixo-custo. A Iberia criou a Vueling, uma das primeiras low-cost européias criadas por uma tradicional companhia do continente. Depois veio a Iberia Express e mais recentemente a LEVEL, já sob coordenação da IAG e operando exclusivamente voos intercontinentais a partir de sua base em Barcelona e em breve a partir de Paris.

A LEVEL foi uma resposta da IAG frente a Norwegian, operando para destinos que a noruguesa já opera e assim como a concorrente, utilizando da malha de seu grupo para captar passageiros de toda a Europa. Um dos destinos da LEVEL é Buenos Aires, onde a Norwegian estabeleceu a sua subsidiária Argentina operando voos domésticos e voando para a Londres com a matriz.

Com informações do USA Today, e das Assessorias de Imprensa da IAG e Norwegian

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile