British reclama de ajuda do governo britânico para salvar a Flybe

A dona da British Airways, IAG, foi até a Comissão Européia para reclamar da ajuda milionária que o governo britânico está propondo para resgatar a Flybe.

Flybe
Q400 da Flybe pousa em Amsterdã

O plano do governo britânico é de resgatar a Flybe, que está próxima da falência, com £106 milhões de libras esterlinas, em mais uma tentativa de não deixar britânicos em um “Dunquerque”: situação em que os cidadãos estão fora de seu país e sem poder voltar para casa. A alegação da IAG é que o plano do governo viola as diretrizes da União Européia (e de praticamente todo o globo) de financiamento público para uma empresa aérea, sem favorecer a outras igualmente.

O CEO da IAG, Willie Walsh, afirmou que “é um uso errôneo e gritante de fundos públicos”. Ele afirma ainda que os donos da Flybe, a Virgin Atlantic e Delta, possuem grandes reservas e deveriam ajudar a empresa. Desta forma, o executivo escreveu ao Secretário de Transporte (equivalente ao Ministro da Infraestrutura) Grant Shapps, perguntando porquê os britânicos devem pagar a conta da companhia aérea, sendo que ela está sendo mal administrada.

Além disso, Walsh afirma que a Flybe já tem vantagens indevidas, por poder voar de Londres para pequenos aeroportos regionais como Newquay.

O que o governo propõe

A ajuda do governo britânico viria na forma de uma redução de £15 libras num imposto incidente sobre passagens aéreas domésticas. Atualmente, a Flybe deve £106 milhões deste imposto não pago, que seria “perdoada” a partir da isenção do imposto ou até com uma nova lei. Porém, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, já se posicionou dizendo que não irá mover um palito para salvar a empresa e é contra a proposta de redução de imposto.

A correria por parte do governo é para evitar um caos com o possível fechamento da companhia aérea, algo em menor escala do que aconteceu com a Thomas Cook e com a Monarch num passado recente.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias