C-130 Hércules transporta animais silvestres de Manaus para Goiânia

Grupo responsável pelo transporte. IMAGEM: Divulgação IBAMA e Esquadrão Gordo

Um grupo de seis macacos das espécies parauacu, guariba e barrigudo, além de uma harpia gavião-real, viajou em um C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) entre Manaus (AM) e Goiânia (GO) no sábado,22. A operação fez parte de uma missão militar de socorro a vida silvestre.

Os macacos, que estavam sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e a ave de rapina, que se encontrava no Zoológico do Centro de Instrução de Guerra e Selva (CIGS), foram transportados para cuidados especiais no Criadouro Conservacionista do Instituto Onça Pintada, localizado em Mineiros (GO). A aeronave foi operada pelo Esquadrão Gordo.

A missão fez parte de uma ação para preservação da fauna brasileira em apoio ao IBAMA. De acordo com a FAB, a operação foi realizada em aproveitando de uma missão de Transporte Aéreo Logístico já prevista, sem acarretamento de custos extras. “É uma honra concluir esse voo em aproveitamento a uma missão do Exército Brasileiro”, declarou um dos pilotos da aeronave, o Tenente Aviador Guilherme Sfredo Saraiva, integrante do Esquadrão Gordo.

De acordo com o Tenente Sfredo, esta foi mais uma ação que a população e instituições nacionais puderam contar com o apoio da Força Aérea Brasileira. “Estamos também trabalhando diuturnamente para realizar as missões de ajuda humanitária da Operação COVID-19, bem como muitas outras”, completou.

Segundo Natália de Sousa Lima, analista ambiental que trabalha no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no Amazonas, os animais tinham diferentes origens e estavam há algum tempo sob os cuidados do IBAMA. “Agora, eles foram levados para um cativeiro em definitivo”, acrescentou.

Em suas redes sociais, Leandro da Silveira, biólogo do Instituto Onça Pintada, responsável por receber os animais, retribuiu a ajuda da FAB. “O Instituto Onça-Pintada agradece à Força Aérea Brasileira pelo apoio de sempre com o transporte de animais silvestres resgatados pelos órgãos ambientais. Muitíssimo obrigado! Esse apoio é fundamental e ajuda a salvar vidas”, pontuou.

Informações da FAB

Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias

Piloto da Latam volta com avião para expulsar passageiro que não...

0
Um passageiro indisciplinado atrasou um voo da Latam que partiria de Curitiba para Guarulhos na segunda-feira, dia 25 de outubro.