Vídeo: Cabo Frio recebe dois grandes cargueiros, um deles é o Airbus A340-300 da Kam Air

A340 da Kam Air próximo de partir – Foto de Luiz Guilherme / Cabo Frio Airport

Nesta sexta-feira (5), o Cabo Frio Airport recebeu dois “widebodies” ao mesmo tempo, em situações diferentes, o que reforça sua relevância e localização estratégica.

Se, por um lado, o Boeing 767-300ERF da Latam é presença comum no aeroporto do litoral fluminense, dada a ligação semanal com Miami, por outro, o Airbus A340-300 da afegã Kam Air foi uma grata surpresa, embora sua visita tenha sido motivada pela epidemia da Covid-19.

Poucos sabem, mas o Aeroporto Internacional de Cabo Frio, ou apenas Cabo Frio Airport, é o primeiro aeroporto público com gestão privada no Brasil, habilitado a operar grandes aeronaves cargueiras e de passageiros e com capacidade de movimentação de 570 mil passageiros por ano.

Sua importância estratégica reside na localização privilegiada, que lhe confere a possibilidade de atender a várias cidades do entorno, bem como a proximidade com algumas das mais importantes zonas petrolíferas do litoral brasileiro. Por conta disso, é comum ver voos de passageiros, que buscam pelas lindas praias da região, assim como grandes cargueiros, principalmente trazendo equipamentos para a indústria de óleo e gás.

Operação especial da Kam Air

Por sua vez, a operação do quadrimotor da Kam Air desta sexta-feira, materializa a importância do Cabo Frio Airport como um integrador logístico.

Esse foi o segundo fretamento que a Kam Air faz para a cidade, sob contrato com o governo do Rio de Janeiro. Sua carga, composta por suprimentos médicos, rapidamente chega aos hospitais de toda a região dados os processos aduaneiros ágeis e sem a necessidade da aeronave passar pela cidade do Rio de Janeiro, o que resultaria em mais burocracia e atraso.

Toda a operação foi registrada nessas bonitas fotos que ilustram essa matéria, bem como no vídeo abaixo, que capturou a decolagem do bonito Airbus A340-300. Agradecemos ao Luiz Guilherme e ao pessoal do aeroporto pelas imagens.

Vale lembrar que a vinda do quadrimotor da Airbus é uma visita rara não apenas para Cabo Frio, mas para todo o Brasil nos dias atuais. Também destaca-se o fato de ser uma aeronave de passageiros, adaptada para carga.

Carlos Roman
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

O caso do 747 Dreamlifter que errou de aeroporto: veja como...

0
Um curioso incidente do Boeing 747 Dreamlifter, a versão especial do Jumbo para transporte de grandes peças, que pousou em um aeroporto errado.