O dia que um caça F-5 foi gravado treinando em plena Grande São Paulo

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Grande São Paulo, umas maiores regiões metropolitanas do mundo, sempre foi acostumada à intensa rotina de aviões indo e vindo por sobre suas ruas, prédios e parques.

Recentemente, no entanto, a enorme queda do movimento aéreo, por consequência da pandemia, resultou em uma situação pouco comum e que, por coincidência, foi gravada por um “Spotter”, como são chamados os entusiastas que observam, fotografam e/ou filmam aviões.

Vídeo caça F-5 FAB treinando Guarulhos São Paulo

Apesar de acostumados aos grandes aviões comerciais operando nos aeroportos de São Paulo e Guarulhos, o que uma parte muito grande dos transeuntes da Grande São Paulo não sabe é que, de vez em quando, o barulho que se ouve vindo do céu pode ser de caças da Força Aérea Brasileira (FAB). Isso porque existe, anexa ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, uma base aérea que recebe jatos militares esporadicamente.

E cerca de um mês atrás, com a tranquilidade atual do movimento regular dos aviões de passageiros, por sorte do Spotter que ali estava, um desses caças aproveitou para efetuar treinamento de “toque e arremetida” no GRU Airport.

Enquanto geralmente, por conta de toda a sequência de aviões pousando, uma aeronave precisa efetuar um distante circuito de tráfego durante a aproximação para pouso, o caça modelo F-5 da FAB aproveitou-se da calmaria para fazer voltas bastante curtas próximas ao aeroporto durante uma arremetida e outra. Note no vídeo as curvas fechadas que o piloto faz, retornando sem se afastar muito.

A aeronave primeiro é vista passando sobre o aeroporto em sua chegada, fazendo então o circuito para a aproximação, até que, após ter feito o “toca e arremete”, a jato militar completa sua segunda volta e pousa por completo na pista 27L de Guarulhos. Os hangares que você vê ao fundo do vídeo durante o pouso são as instalações da base aérea.

Confira a seguir o vídeo, e aumente o som para aproveitar o belo som do caça F-5.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias