Início Acidentes e Incidentes Caça cai próximo a resorts e momento é registrado por trabalhador

Caça cai próximo a resorts e momento é registrado por trabalhador

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um impressionante registro da queda de um caça da Força Aérea Suíça foi feito em uma sequência de fotos por um hoteleiro, em uma área composta por resorts na Suíça, na manhã da quarta-feira, dia 26 de maio.

Caça F-5 igual ao do acidente – Julian Herzog, CC BY 4.0, via Wikimedia Commons

Segundo um comunicado oficial, publicado pela Força Aérea Suíça, o caça Northrop F-5E Tiger II havia decolado do Aeroporto de Payerne para realizar um treinamento junto a um caça F/A-18.

Durante o treinamento, sobrevoando a vila de resorts chamada de Melchsee-Frutt, o caça, ainda por motivos desconhecidos, sofreu uma pane e caiu em uma área desabitada.

Fotos publicadas no Twitter mostram uma impressionante sequência desde o momento em que a aeronave está em chamas, passando pela ejeção do piloto, e seguindo até o caça caído na encosta da montanha coberta de neve.

Felizmente o piloto conseguiu se ejetar da aeronave a tempo de uma descida segura com seu paraquedas. Ele foi resgatado e saiu ileso do acidente. O caça envolvido, que mantinha o esquema de pintura da Patrouille Suisse, equipe acrobática da Força Aérea Suíça, é registrado sob a matrícula J3089.

Conforme relata o site 20 Minuten, um homem de 50 anos presenciou o acidente enquanto estava trabalhando em um telhado de um hotel.

“Quando olhei para cima, vi que o motor de um avião estava queimando e parecia que estava se movendo em direção ao solo. A princípio eu pensei que era um exercício militar e nem havia percebido que uma queda real de um F-5 da Força Aérea Suíça estava acontecendo diante de seus olhos.

“Eu só vi o piloto sendo ejetado para fora do avião e então o paraquedas abrindo. Foi quando percebi que isso era uma realidade e que o avião estava caindo. Achei que quando batesse na neve seria uma bola de fogo, mas não ouvi nenhum estrondo e não queimou mais.”

O homem relata que a aeronave caiu na neve como se estivesse deitando sobre algodões e o piloto aterrizou a cerca de 200 metros do acidente. A queda do caça quase não gerou destroços, ficando o jato quase intacto.

Uma investigação sobre o acidente foi aberta pelas autoridades militares da Suíça, para averiguarem o motivo da queda da aeronave.

Não deixe de ler abaixo outras matérias com registros de quedas de aeronaves:

Sair da versão mobile