Hoje, no dia do 1º voo do 14-Bis, novo caça Gripen será apresentado oficialmente

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O Comando da Aeronáutica celebra, nesta sexta-feira (23/10), o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), com a inédita participação do novo caça Gripen NG.

Avião Caça F-39 Gripen NG

A data marca os 114 anos do primeiro voo do 14-Bis, realizado em 1906 por Alberto Santos-Dumont no Campo de Bagatelle, em Paris, e homenageia os integrantes da FAB, que atuam no cumprimento da missão institucional de “Manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”. Está prevista a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Na capital federal, o evento será realizado na Ala 1 – Base Aérea de Brasília, às 10h30, com apresentação da primeira aeronave multimissão F-39E Gripen. Essa é uma unidade de testes equipada com instrumentos para a continuidade da campanha de ensaios, que teve início em agosto de 2019, na Suécia.

O novo caça está sendo empregado nas atividades de desenvolvimento conjunto que estão sendo realizadas no parque industrial brasileiro, por cooperação entre a Saab e as empresas nacionais selecionadas como beneficiárias no programa de transferência de tecnologia (offset). A previsão de entrega à FAB das primeiras aeronaves operacionais é para o final de 2021.

História

O Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado em 23 de outubro, rememora o primeiro voo do 14-Bis realizado por Alberto Santos-Dumont. O voo do aparelho mais pesado do que o ar ocorreu em 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris.

A decolagem que entrou para a história

14-Bis Réplica
Réplica do 14-bis voando na Academia da Força Aérea (AFA)

O 14-Bis percorreu 60 metros em sete segundos, voando a dois metros do solo perante a Comissão Oficial do Aeroclube da França (instituição de reconhecimento internacional autorizada a homologar descoberta aeronáutica marcante) e mais de mil espectadores.

Atualmente, os aviadores da FAB atuam em prol da sociedade brasileira nas mais diversas regiões por todo o País.

Informações pela Força Aérea Brasileira

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Air India torna-se a 19ª empresa aérea na história a voar...

0
A Air India estreou um serviço comercial regular entre San Francisco e Bengaluru, voando sobre o Polo Norte, a chamada rota polar.