Caça intercepta avião sobre comício de Trump com pirotecnia e plateia vai à loucura

O presidente Trump teve uma surpresa especial durante seu comício de hoje, 28 de outubro, quando um caça interceptou um pequeno avião e deu um rápido show, com direito a flare e a tudo mais que um supersônico tem equipado. Assista ao vídeo abaixo (aguarde pelo carregamento).

O caso aconteceu na tarde de hoje em Bullhead City, no estado americano do Arizona. Trump realizava seu comício no estado da costa-oeste. que apesar de ter maioria democrata, pode garantir um bom número de delegados para a eleição presidencial de 3 de novembro.

O vídeo foi compartilhado pelo próprio Trump em seu canal oficial. Nele, o presidente primeiro comenta do barulho do caça F-16 Falcon e diz que “ama a aeronave”. Depois, ele avista o avião e pede para que o público presente também olhe para o céu, apontando para os flares soltados pelo Falcon. Vendo o caça, o público presente e o presidente foram à loucura, seguido de aplausos e dos gritos de “USA, USA, USA”, mostrando o apoio aos militares e ao país.

Um caça F-16, mesmo modelo usado na interceptação de hoje

Os flares são contra-medidas pirotécnicas utilizadas para enganar mísseis guiados pelo calor. Basicamente, é uma espécie de explosivo que queima com uma luz incandescente muito forte, que poderia enganar o sensor térmico do míssil, que é sensível até a um cigarro.

No caso, segundo o NORAD, Comando Integrado de Defesa do Espaço Aéreo dos EUA e Canadá, o F-16 fez isso para ser visível por uma aeronave de pequeno porte (ainda não revelada), que teria entrado na zona de proibição de sobrevoo, exatamente por causa do comício.

Ainda segundo o órgão militar, o avião de pequeno porte foi escoltado para fora da zona de proibição de voos sem nenhum incidente.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias