Início Aviação Militar

Caça intercepta avião sobre comício de Trump com pirotecnia e plateia vai à loucura

O presidente Trump teve uma surpresa especial durante seu comício de hoje, 28 de outubro, quando um caça interceptou um pequeno avião e deu um rápido show, com direito a flare e a tudo mais que um supersônico tem equipado. Assista ao vídeo abaixo (aguarde pelo carregamento).

O caso aconteceu na tarde de hoje em Bullhead City, no estado americano do Arizona. Trump realizava seu comício no estado da costa-oeste. que apesar de ter maioria democrata, pode garantir um bom número de delegados para a eleição presidencial de 3 de novembro.

O vídeo foi compartilhado pelo próprio Trump em seu canal oficial. Nele, o presidente primeiro comenta do barulho do caça F-16 Falcon e diz que “ama a aeronave”. Depois, ele avista o avião e pede para que o público presente também olhe para o céu, apontando para os flares soltados pelo Falcon. Vendo o caça, o público presente e o presidente foram à loucura, seguido de aplausos e dos gritos de “USA, USA, USA”, mostrando o apoio aos militares e ao país.

Um caça F-16, mesmo modelo usado na interceptação de hoje

Os flares são contra-medidas pirotécnicas utilizadas para enganar mísseis guiados pelo calor. Basicamente, é uma espécie de explosivo que queima com uma luz incandescente muito forte, que poderia enganar o sensor térmico do míssil, que é sensível até a um cigarro.

No caso, segundo o NORAD, Comando Integrado de Defesa do Espaço Aéreo dos EUA e Canadá, o F-16 fez isso para ser visível por uma aeronave de pequeno porte (ainda não revelada), que teria entrado na zona de proibição de sobrevoo, exatamente por causa do comício.

Ainda segundo o órgão militar, o avião de pequeno porte foi escoltado para fora da zona de proibição de voos sem nenhum incidente.

Sair da versão mobile