Caças Gripen voam juntos para formar uma árvore de natal no céu

A Força Aérea da Suécia juntou vários de seus caças Gripen e entrou no clima natalino, fazendo uma árvore de natal em voo. O emocionante vídeo do voo, gravado de dentro das aeronaves pode ser assistido abaixo (espere carregar).

Utilizando das habilidades dos pilotos e exercitando os voos em formação, a Flygvapnet, nome em sueco para a força aérea, fez o voo da Árvore de Natal. Há dois vídeos mostrando como foram os voos, sendo que um deles mostra os pilotos em uma formação de 17 aeronaves, enquanto que outra gravação mostra 8 deles, sendo um liderando e três de cada lado como alas, e mais um fechando a “base” da árvore.

Os voos são feitos com os caças Gripen “Legacy”, que são as primeiras versões JAS-39C e D do caça sueco. Eles são um pouco diferentes daqueles que serão usados pela Força Aérea Brasileira, que encomendou os modelo NG, de Next Generation, que é a nova geração nas versões E e F, respectivamente de um e dois lugares.

Também foram feitos voos de árvore de natal com o avião cargueiro C-130 Hércules e o jato de treinamento SAAB 105. Ao todo foram percorridas 18 cidades com os voos de formação, que aconteceram entre os dias 5 e 16 deste mês.

“Este voo é uma maneira da Força Aérea mostrar presença como garantidores da segurança dos cidadãos contra ameaças externas”, afirma o porta-voz da força.

Pela Comunicação Social da Força Aérea Sueca

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Empresa aérea passa a ajudar funcionários a terem menos dívidas

0
A emrpesa testou a ideia com um pequeno grupo de funcionários e os participantes viram melhora na pontuação de crédito e redução de dívidas.