CAE e Volocopter se juntam para criar treinamento de pilotos dos futuros táxis voadores

eVTOL VoloCity – Imagem: Volocopter

A CAE, líder global em sistemas de treinamento de aviação, e a Volocopter, pioneira alemã da Mobilidade Aérea Urbana (UAM), anunciaram ontem, 8 de julho, que assinaram uma parceria estratégica para desenvolver, certificar e entregar um programa de treinamento de pilotos inovador para eVTOLs.

Este programa de treinamento será o primeiro de seu tipo. Ele treinará e qualificará pilotos ativos e potenciais para garantir a introdução segura dos serviços de táxis voadores em todo o mundo. Os parceiros combinam tecnologias de ponta da CAE, como inteligência artificial (IA), realidade virtual (VR) e realidade mista (MR), bem como análise de dados e amplo conhecimento da Volocopter sobre o ecossistema UAM.

A UAM é uma parte emergente da indústria da aviação que está abrindo o espaço aéreo sobre as cidades. A família de aeronaves elétricas da Volocopter tem por meta complementar o transporte urbano de hoje para passageiros (com o VoloCity e o VoloConnect) e mercadorias (com o VoloDrone).

VoloConnect – Imagem: Volocopter

VoloDrone – Imagem: Volocopter

A primeira aeronave comercial eVTOL da empresa, VoloCity, já está no programa de certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e deve chegar a tempo para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, iniciando a operação comercial.

Por meio de parcerias existentes com líderes de mercado globais, como Daimler, Aéroports de Paris, Microsoft Azure e agora CAE, a Volocopter planeja oferecer seus serviços de mobilidade em várias cidades ao redor do mundo nos próximos cinco anos.

A CAE está comprometida em investir até US$ 40 milhões na expansão de sua rede global de treinamento para atender à necessidade prevista da Volocopter por pilotos em seus primeiros anos de operação. A empresa fornecerá escolas de treinamento e equipamentos e contratará instrutores conforme a Volocopter cresce.

Como parte do acordo, a Volocopter adquirirá um simulador da CAE. Como parceiro de treinamento preferencial, a CAE criará materiais de curso que são especialmente adaptados às necessidades dos futuros pilotos eVTOL e contêm programas individuais que permitem um treinamento mais rápido e eficiente.

“Em nosso caminho para inaugurar uma nova era de mobilidade com UAM, o treinamento de pilotos desempenha um papel crucial em todo o mundo. Estamos orgulhosos de trabalhar com a CAE, que são líderes da indústria em soluções de treinamento inovadoras para novas aeronaves”, disse Florian Reuter, CEO da Volocopter.

“Como uma empresa de alta tecnologia e líder do setor de treinamento de pilotos, revisamos constantemente as soluções que tornam nosso mundo mais seguro”, disse Nick Leontidis, presidente do grupo CAE. “Temos o prazer de apoiar a visão inspiradora da Volocopter e, em conjunto, estar na liderança na concepção de um programa de treinamento UAM inteiramente novo. Isso colocará a segurança operacional em primeiro lugar e se beneficiará de soluções baseadas em dados, nossa experiência de classe mundial em treinamento de pilotos e nossos relacionamentos de longa data com as autoridades da aviação civil.”

A Mobilidade Aérea Avançada aumentará significativamente a demanda dos pilotos. De acordo com o white paper Advanced Air Mobility da CAE, uma demanda adicional de cerca de 60.000 pilotos é esperada apenas nos primeiros dez anos.

Informações da Volocopter

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias