Início Indústria Aeronáutica Caixa-preta de avião está à venda em site de usados no Brasil

Caixa-preta de avião está à venda em site de usados no Brasil

© Enjoei –  Status Brechó Fino e Bazar

Uma famosa caixa-preta, que guarda dados da aeronave para investigações em casos de acidente, está à venda num site de usados no Brasil. O objeto que, apesar do nome, tem sempre na cor laranja exatamente para chamar a atenção e poder ser facilmente localizado em caso de um acidente mais grave.

No caso, a caixa-preta anunciada contém aparentemente apenas o CVR – Cockpit Voice Recorder, que é o módulo responsável por gravar todo o áudio da cabine de comando da aeronave. Além dela, existe outra caixa que registra os dados, a qual é a chamada FDR – Flight Data Recorder, mas essa não consta do anúncio.

Encontramos o objeto sendo anunciado num site de usados e semi-novos chamado Enjoei, embora a oferta não especifique a qual aeronave pertencia o artefato. Também não há explicação do motivo pelo qual ela foi retirada do avião ou o por quê dos amassados. À primeira vista e por foto é difícil entender a trajetória do objeto, mas aparentemente não há evidência de que a aeronave que o levava tenha sofrido algum acidente grave, podendo ser um objeto de testes ou demonstração. Perguntamos ao autor do anúncio e, caso tenhamos uma resposta, atualizaremos aqui.

Pelas fotos dá apenas para notar que a caixa foi fabricada pela Fairchild, mais conhecida como uma fabricante de aviões mas que também dominou o mercado de caixas-pretas. Esta caixa seria um modelo A100, um dos mais comuns em aeronaves comerciais.

Nota: essa matéria tem objetivo jornalístico, não temos nenhuma responsabilidade sobre o anúncio, o site que o veicula ou vendedor.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A