Calculadora online permite ver quanto você deixa de CO2 na atmosfera a cada voo

A sustentabilidade é um eixo principal da estratégia da aviação global, que visa atingir emissões líquidas zero até 2050. Para tal, as empresas atuam no sentido de implementar práticas sustentáveis antes, durante e após os voos, inclusive convidando os passageiros se engajarem na causa.

Paralelamente a essas medidas, a companhia aérea espanhola Iberia, parte do Grupo IAG, lançou em seu site corporativo, uma  calculadora para que, quando voarem, os passageiros possam saber as emissões derivadas da sua viagem, medidas em quilos de CO2.

Cálculo com dados reais

O cálculo é feito com dados reais, não estimativas, com base nos valores de combustível consumido em 2019, com carga e passageiros transportados naquele período, e tendo como referência as reservas reais.

Além disso, leva em consideração toda uma série de variáveis ​​como o tipo de aeronave; as condições meteorológicas, uma vez que voar com vento de cauda e vento contrário não é a mesma coisa; ou o tipo de cabine em que o passageiro viaja, já que o espaço ocupado no avião também determina as emissões, o que difere se viajar em Econômica, Econômica Premium ou Executiva.

Isso torna possível fazer um cálculo o mais preciso possível. Nossa simulação resultou em 933 quilos de CO2 despejados na atmosfera por um único passageiro em uma viagem de ida e volta na rota São Paulo – Madri.

Como funciona a calculadora?

Saber a pegada de carbono não poderia ser mais fácil. Existem apenas três etapas a serem seguidas. Acesse a calculadora e:

-Selecione o a rota: insira a origem e o destino.
-Escolha se sua viagem é de ida ou ida e volta.
-Selecione a cabine em que viaja: Tourist, Premium Tourist ou Business.

No momento, a calculadora é informativa, mas em um futuro próximo a companhia aérea permitirá que os clientes compensem essas emissões para conseguir um voo neutro.

Com informações da Iberia (adaptado)

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias