Câmera ao vivo mostrará o aeroporto brasileiro dos grandes cargueiros

Boeing 747-400F da KLM Cargo decolando de Viracopos

Os amantes e admiradores da aviação e dos grandes aviões comerciais estão prestes a ter mais uma opção de câmera para acompanhar pousos e decolagens ao vivo em um dos mais movimentados aeroportos do Brasil.

O Aeroporto Internacional de Viracopos, na cidade de Campinas, interior de São Paulo, conhecido por ser a principal base dos voos da Azul Linhas Aéreas e também por receber um significativo número de grandes cargueiros em voos regulares todos os dias, passará a também contar com sua transmissão em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, como já ocorre com alguns outros terminais brasileiros.

O aeroporto campineiro é atualmente o segundo mais movimentado do Brasil, tanto em número de passageiros embarcados e desembarcados quanto em quantidade de pousos e decolagens.

Em junho de 2021, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), foram registrados 7.942 pousos e decolagens, o que resulta em uma média de 11 movimentos por hora. Entretanto, em horários de pico, Viracopos chega a registrar mais de 20 aviões por hora, ou cerca de um pouso/decolagem a cada 2 a 3 minutos.

Cargueiros 777F e 747-400F no pátio de Viracopos

Entre os grandes cargueiros, são em média mais de 10 pousos por dia, incluindo os modelos Airbus A330F e Boeing 767-300F, 777F, 747-400F e 747-8F (é bastante comum operarem três a quatro Jumbos no mesmo dia), além das operações de modelos menores, como os 737-300F e 737-400F da Azul Cargo e da Modern Logistics.

A informação sobre a nova câmera ao vivo é do canal “Golf Oscar Romeo” do YouTube, parceiro do AEROIN, que, com apoio do nosso também parceiro canal “Juupraduu VCP“, já está fazendo os preparativos para colocar a transmissão no ar, com previsão de lançamento por volta da segunda metade do mês de agosto.

O canal já conta com câmeras ao vivo nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Campo de Marte, como você pode ver acompanhar a seguir:

Câmera nas cabeceiras 27L e 27R de Guarulhos:

Câmera nas cabeceiras 09L e 09R de Guarulhos:

Câmera no aeroporto de Congonhas:

Câmera no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boeing anuncia duas novas linhas de conversão de aviões 767-300BCF na...

0
A Boeing prevê que 1.720 conversões de cargueiros serão necessárias nos próximos 20 anos. Destes, 520 serão conversões de corpo largo.