Câmera capta raio atingindo avião durante voo em meio à tempestade Ciara

Um avião de passageiros foi atingido por um raio poucos minutos depois de sua decolagem, e uma câmera de segurança gravou o vídeo do momento exato da ocorrência.

Vídeo Raio A320 Aer Lingus Ciara

O voo de número EI277 da companhia aérea Aer Lingus, de Birmingham (Inglaterra) para Dublin (Irlanda), saiu do solo às 21h40 do domingo, 9 de fevereiro, segundo dados do FlightRadar24.

Mas, instantes depois, as câmeras do sistema de segurança de uma casa registraram o momento em que o Airbus A320 de matrícula EI-DVL foi atingido pelo raio, enquanto a tempestade Ciara continuava causando estragos em todo o Reino Unido.

No vídeo, o avião pode ser visto atravessando o céu noturno acima de uma área residencial, enquanto gotas de chuva passam pelas lentes da câmera antes que o flash de luz exploda na tela:

Susto e surpresa

As filmagens foram capturadas por câmeras de segurança de propriedade de Daniel Pereira, 31 anos, segundo reportou o DailyMail. Ele estava em casa com a parceira Roxanne Dempster quando viu o enorme flash do lado de fora, acompanhado por um estrondo.

Pereira disse: “Estávamos assistindo TV quando vimos uma luz forte do outro lado de nossas persianas fechadas e depois ouvimos um barulho enorme que fez nossos cães pularem.”

Roxanne então checou as imagens do sistema de segurança da casa para ver o raio, e surpreendeu-se: “Não podíamos acreditar no que gravamos, pois, vemos aviões passando por nossa casa o tempo todo e nunca vimos nada assim antes.”

O que aconteceu com o avião?

O avião parece não ter sofrido nenhum dano importante, como já era de se esperar, uma vez que aeronaves são projetadas para enfrentar situações como essa. O jato continuou seu voo, aterrissou com segurança em seu destino às 22h31, e decolou novamente na manhã seguinte, também conforme informações do FlightRadar24.

E o fato é que, todos os dias, cerca de 50 aeronaves são atingidas por raios enquanto estão operando pelo mundo. Os passageiros podem até ouvir o trovão e ver o relâmpago, o que faz com que muitos fiquem preocupados. Mas estes não sabem que as aeronaves estão totalmente preparadas para que tudo isso aconteça. Veja na matéria a seguir:

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.