Câmera registra problema de motor de avião da LATAM ao decolar de Porto Alegre

O momento da emissão de chamas, em cena do vídeo que você assiste abaixo

Um incidente envolvendo problema com um dos motores de um Airbus A321 da LATAM Brasil foi registrado em vídeo no início da noite desta terça-feira, 16 de novembro, quando a aeronave decolava do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O momento, incluindo as comunicações de rádio, foi captado através da câmera que mostra ao vivo a movimentação do aeroporto gaúcho, no canal “Câmera Aeroporto Salgado Filho” no YouTube.

No vídeo abaixo nesta matéria, às 19 horas 12 minutos e 04 segundos (veja o marcador de horário no canto superior direito da gravação), você conseguirá observar o motor esquerdo emitindo chamas no exato momento em que o jato surge por detrás do prédio e das árvores.

Pouco depois, às 19 horas 13 minutos e 34 segundos, ouve-se um dos pilotos reportando “pan pan, pan pan, pan pan” (sinal de urgência sem risco iminente) ao controlador de tráfego aéreo e explicando que o avião apresentava forte vibração no motor esquerdo.

Vela sempre ressaltar que, mesmo com problema em um motor ou, quando necessário, com o desligamento completo do mesmo, as aeronaves bimotoras são plenamente capazes de continuar voando com a potência do motor remanescente.

Nota: ao final da matéria, você confere o comunicado da LATAM sobre a ocorrência.

Como outras mensagens das frequências de comunicação estão intercaladas na gravação, a lista a seguir, apresentada pelo próprio canal “Câmera Aeroporto Salgado Filho”, indica especificamente quais mensagens se referem às conversas entre os pilotos do avião envolvido no incidente com o controlador de tráfego aéreo:

Às 19:14:13 o piloto reportou altitude e proa de 3.000 ft e 105º;

Às 19:14:36 o controle solicitou subir para 4.000 pés;

Às 19:18:27 solicitou espera em OGVUV, com novo reporte as 19:21:30;

Às 19:25:40 o controle solicitou informações ao piloto de quantidade de passageiros, peso, autonomia. Tendo 177 pessoas a bordo;

Às 19:30:10 foi realizado o reporte de aproximação final;

Às 19:35:42 foi autorizado o pouso;

Às 19:39:15 o vídeo mostra a aeronave após o pouso e o reporte de que tudo ocorreu normalmente e taxiou para o gate.

Como se ouve nas mensagens, o incidente ocorreu com o voo LA-3090 da LATAM, que partia de Porto Alegre com destino a Brasílias (DF). O serviço era cumprido pelo Airbus A321 registrado sob a matrícula PT-XPC.

Dados das plataformas de rastreamento online, apresentados na imagem a seguir, mostram a trajetória da aeronave desde a decolagem até o retorno ao Aeroporto Salgado Filho, incluindo as duas órbitas completadas durante a ocorrência.

A trajetória do voo da A321 nesta terça-feira – Imagem: FlightRadar24

Após o pouso, o PT-XPC permanecia em solo até a publicação desta matéria, cerca de 4 horas após o incidente, e ainda não havia mais detalhes sobre o que pode ter causado a emissão de chamas seguida de vibração no motor.

Atualização: em nota, a companhia aérea apresenta informações sobre a ocorrência:

A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave do voo LA 3090 (Porto Alegre –Brasília), que partiu às 18h50 de hoje (16), colidiu com um pássaro nas proximidades do aeroporto de Porto Alegre. A aeronave retornou para o aeroporto de origem, e aterrissou em completa segurança às 19h32. A aeronave passará por manutenção, e os passageiros foram acomodados em voos programados para amanhã (17). A companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias