Veja em câmeras ao vivo aviões em diversos aeroportos do Brasil e do mundo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Recentemente, trouxemos aqui aos leitores do AEROIN as novidades relativas a pessoas que instalaram câmeras nas proximidades dos aeroportos internacionais Governador André Franco Montoro, de Guarulhos (SP), o mais movimentado do Brasil, e Salgado Filho, de Porto Alegre (RS).

Com as câmeras apontadas para pistas, pátios e/ou aproximações e partidas, transmitindo ao vivo durante todo o dia, os entusiastas e os admiradores da aviação passaram a poder acompanhar cada aeronave operando nos aeródromos, podendo estar “mais perto” da rotina dos locais.

Como muitos de nossos leitores deram feedback positivo sobre as publicações das transmissões ao vivo, e também pediram para disponibilizarmos outras câmeras que eventualmente tenhamos conhecimento, então fazemos a seguir nesta matéria um compilado daquelas que já publicamos anteriormente.

Se você souber de qualquer outra que disponibilize boas imagens ao vivo de aeroportos ao redor do mundo, sinta-se à vontade para nos avisar, para que possamos acrescentar.

Aeroporto Internacional de Guarulhos

O GRU Airport conta hoje com dois canais transmitindo ao vivo o movimento, com cada um posicionando suas câmeras em lados opostos das cabeceiras das pistas do aeroporto. Veja a seguir as transmissões, dos canais “Golf Oscar Romeo” e “SBGR Live“:

Aeroporto Internacional de Porto Alegre

As câmeras posicionadas em direção ao Aeroporto Salgado Filho não possuem um posicionamento tão privilegiado que mostre a pista por completo, como as de Guarulhos, porém, costuma acompanhar as aproximações e as partidas das aeronaves, além do movimento do pátio. Veja a seguir:

Aeroporto Internacional de Lanzarote

O Aeroporto Internacional de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, parece não ter vocação para grandes movimentos de aeronaves, já que está localizado em uma das pequenas ilhas do arquipélago das Canárias.

Entretanto, o potencial turístico da região leva a um efeito exatamente contrário. Possui movimentação constante de narrowbodies provenientes da Europa, indo desde turboélices ATR até Boeings 757 e Airbus A321. Veja a seguir a câmera ao vivo:

Aeroporto Internacional de St. Maarten

Quem é que nunca ouviu falar ou viu uma foto ou vídeo da famosa aproximação do aeroporto Princesa Juliana, em Maho Beech, na ilha caribenha de St. Marteen? Uma câmera ao vivo está posicionada dentro da área restrita do aeródromo, bem ao lado da pista.

Infelizmente o responsável pela transmissão não disponibiliza a opção de colocarmos aqui na matéria o player, então, para visualizar, você pode clicar aqui para assistir diretamente na página oficial.

Aeroporto Internacional de Miami

O Aeroporto Internacional de Miami possui um grande movimento de aeronaves partindo e chegando de países de toda a América Latina, especialmente grandes jatos cargueiros, incluindo muitos voos de e para o Brasil, além, é claro, de diversas empresas de todo o mundo que operam por lá.

Assim, a transmissão ao vivo permite ver uma variedade interessante de aeronaves e empresas aéreas. Como as imagens são disponibilizadas pela mesma fonte do aeroporto de St. Marteen, também não é possível adicionar o player aqui nesta matéria. Assim, você pode acessar o vídeo na página oficial clicando aqui.

Aeroporto Internacional de Praga

Embora não intensamente movimentado, especialmente em função do atual momento da pandemia, o Aeroporto Internacional Vaclav Havel, de Praga, capital da República Tcheca, também possui uma transmissão ao vivo.

A câmera fica bem posicionada mostrando a pista, de forma semelhante às câmeras de Guaruhlos, permitindo acompanhar o movimento sob um ótimo ponto de vista. Assista a seguir:

Aeroporto de St. Barths

Embora seja um aeroporto pequeno, sem operação de aviões de grande porte, o Aeroporto Gustaf III, também conhecido como Aeroporto de Saint Barthélemy, Aeroporto Rémy de Haenen e às vezes como Aeroporto St. Jean, é famoso pela desafiadora aproximação rente à ladeira de uma colina.

Os pilotos precisam passar muito próximos do terreno, incluindo uma rua, para conseguirem tocar a pista no local correto. Acompanhe a seguir a transmissão ao vivo (Obs.: não é muito movimentado, pode demorar a aparecer uma aeronave).

Aeroporto Nacional de Washington

O Aeroporto Internacional Ronald Reagan, também conhecido como Whashington National, disponibiliza uma câmera ao vivo mostrando parte de seu pátio e uma de suas pistas.

Sendo um aeroporto consideravelmente movimentado, vale a pena conferir as operações. Assista a seguir:

Aeroporto Internacional de Osaka-Itami

Do outro lado do mundo, o Aeroporto Internacional de Osaka, também conhecido como Itami, tem um grande movimento de aviões narrowbody, porém alguns grandes widebodies podem ser vistos.

A câmera ao vivo fica bastante distante, não sendo possível um acompanhamento próximo do movimento de solo, porém, é bastante interessante a visão panorâmica dos pousos e decolagens. Veja a seguir:

Aeroporto Internacional de Atlanta

Embora tenha perdido em 2020 o título de aeroporto mais movimentado do mundo por conta dos grandes impactos da pandemia, o Internacional Hartsfield, de Atlanta, continua sendo um local de movimento bastante intenso.

Na transmissão ao vivo, a tela é divida em dois segmentos, um mostrando as pistas do setor sul e outro do setor norte. Acompanhe abaixo:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boeing 737-300 ex-Transbrasil sai da pista e derrapa até parar na...

0
A aeronave, que estava realizando um voo de carga, ao pousar no aeroporto ultrapassou o limite da pista e foi parar em um gramado.