Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea 2018: resultados e galeria de imagens

Pilotos de diversas partes do Brasil reuniram-se na última semana, entre os dias 12 e 14 de julho, para o VI Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea 2018 – CBA, realizado pelo quinto ano seguido na casa da Esquadrilha da Fumaça, a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP.




O CBA 2018, realizado com a coordenação geral de Fernando Locatelli (Presidente do CBA), com auxílio direto de Maria Cristina Falaschi (Secretária do CBA), e delineado sob a orientação técnica de todos os diretores do CBA, bem como com a imprescindível cooperação da Academia da Força Aérea, levou ao Ninho das Águias grandes nomes da acrobacia brasileira, como Francis Barros e Márcio Oliveira, que representam o Brasil em importantes competições mundiais.

As atividades do Campeonato Nacional foram abertas no domingo anterior à competição, dia 08 de julho, quando os pilotos já podiam fazer seu deslocamento até a AFA para os dias de treinamentos, realizados entre a segunda-feira (09) e a quarta-feira (11). A partir da quinta-feira (12), foi dado início às baterias de competição, disputadas até o sábado (14) e divididas em cinco categorias: Básica, Sport, Intermediária, Avançada e Ilimitada.

Veja a seguir cada uma das categoria com seus detalhes, resultados e imagens, e não deixe de acessar também ao final a galeria completa com dezenas de imagens.

Categoria Básica

A categoria Básica foi disputada por 5 pilotos. Constituída de duas baterias de voo, ambas com uma mesma sequência de 6 manobras de baixo grau de dificuldade, a Básica geralmente conta com a participação de pilotos iniciantes ou de pouca experiência em campeonatos de acrobacia aérea.

Sequência da Básica 2018

O título da categoria ficou com o jovem Guilherme Acherman, estreante em competições aéreas. Acherman também recebeu o prêmio de Revelação do campeonato. Confira a seguir o resultado final da Básica.

(Obs.: para melhor visualização de tabelas em dispositivos móveis, vire-os para a posição horizontal)

CBA 2018 – Categoria Básica
 
Posição Piloto Aeronave Prefixo Pontuação
1 Acherman Decathlon PR-OLL 81.26%
2 Jorge Rodrigues Decathlon PP-KDZ 80.22%
3 Neves RV-6 PU-ZPN 77.33%
4 Vinão Decathlon PR-OLL 75.85%
5 Generoso Cessna 150A PR-CJS 66.47%
Imagem: CBA / Titolivio de Oliveira




Prêmio Revelação 2018 Imagem: CBA / Titolivio de Oliveira

Quero mais imagens da categoria acima!


 
Categoria Sport

Com manobras mais complexas e em maior número do que a Básica, a categoria Sport aumenta o desafio ao piloto competidor. No CBA 2018, participaram 8 pilotos, e já era possível acompanhar a evolução de aeronaves mais avançadas, como os biplanos Pitts e Christen Eagle e o Extra 300. A Sport foi disputada em três baterias de voo, todas com a mesma sequência de manobras.

Sequência da Sport 2018

Única participante feminina da competição, Juliana Fraschetti disputou a Sport no comando do Pitts PP-ZTE e por pouco não levou o título, ficando logo atrás de Pedro Anunciação voando o Decathlon estilizado PR-JEV.

(Obs.: para melhor visualização de tabelas em dispositivos móveis, vire-os para a posição horizontal)

CBA 2018 – Categoria Sport
 
Posição Piloto Aeronave Prefixo Pontuação

1

Pedro Decathlon PR-JEV

86.23%

2

Juliana Pitts S-2C PP-ZTE

84.73%

3

Abdul Christen Eagle PR-ZAV

80.70%

4

Rambo Pitts S-2A PT-ZMM

80.58%

5

Skzyoek Christen Eagle PR-ZAV

79.60%

6

João Fernandes Decathlon PR-JEV

78.13%

7

Tomasetto Extra 300L PR-ZDV

77.39%

8

Sabino Decathlon PR-OLL

70.28%

Imagem: CBA / Titolivio de Oliveira




Quero mais imagens da categoria acima!


 
Categoria Intermediária

Na Intermediária, a dinâmica da disputa muda um pouco, adicionando importantes desafios. Das três baterias de voo, apenas a primeira é previamente conhecida e treinada pelo piloto, chamada de sequência “known”. São dadas cinco manobras obrigatórias, e o piloto escolhe outras manobras, montando sua sequência até um limite máximo de pontuação.

As 5 figuras obrigatórias da Intermediária 2018

Já nas outras duas baterias, chamadas de “unknown”, as manobras são escolhidas durante a competição, de tal forma que cada competidor escolhe uma única manobra, e elas são unidas para formar uma sequência de 10 manobras. Os competidores então devem cumprir estas 10 manobras obrigatórias, mas podem ainda adicionar outras 4 manobras de ligação em sua sequência.

Com todas estas mudanças, o maior nível de dificuldade da categoria faz com que as aeronaves menos avançadas deixem de ser vistas entre os competidores, como pode-se notar na tabela de resultados abaixo.

O título da categoria ficou com o piloto Balila Anunciação, que conquistou o resultado a bordo do Pitts S-1C PR-ZJU.

(Obs.: para melhor visualização de tabelas em dispositivos móveis, vire-os para a posição horizontal)

CBA 2018 – Categoria Intermediária
 
Posição Piloto Aeronave Prefixo Pontuação
1 Balila Pitts S-1C PR-ZJU 85.015%
2 Faco CAP 10B PP-ZJC 84.086%
3 Tolomei Pitts S-2C PP-ZTE 84.023%
4 Censoni Laser Z200 PP-XDZ 77.355%
5 Seddon Pitts S-1C PR-ZMO 75.108%
6 Lídio DR-109 PT-ZTC 47.104%
Imagem: CBA / Titolivio de Oliveira

Obs: Juliana Fraschetti recebeu o prêmio de terceiro lugar em nome de Tolomei.




Quero mais imagens da categoria acima!


 
Categoria Avançada

A categoria Avançada segue a mesma lógica da Intermediária, com uma sequência “known” e duas “unknown”. A diferença se dá pelo nível de dificuldade das manobras, bem mais elevado. Note na figura a seguir o valor do “k” de cada uma das cinco manobras obrigatórias, quase todos acima de 30, enquanto na Intermediária todos os cinco são abaixo de 30.

As 5 figuras obrigatórias da Avançada 2018

O “k” representa o fator de multiplicação da nota que os juízes darão à execução da figura pelo piloto. Portanto, quanto mais complexa a figura, maior o “k” e maior a pontuação final do piloto que a executar com mais precisão.

No CBA 2018, apenas dois pilotos disputaram a categoria Avançada. Christiano Oliveira e Victor Yankovitz competiram usando a mesma aeronave, o Extra 300 PR-ZYY que já pertenceu à Escuadrilla Halcones, da Força Aérea do Chile, e mantém a pintura da esquadrilha. Ambos já haviam disputado o título da categoria Intermediária em 2017, com Victor levando a melhor, mas desta vez o título ficou com Christiano.

(Obs.: para melhor visualização de tabelas em dispositivos móveis, vire-os para a posição horizontal)

CBA 2018 – Categoria Avançada
 
Posição Piloto Aeronave Prefixo Pontuação
1 Christiano Extra 300 PR-ZYY 80.447%
2 Yankovitz Extra 300 PR-ZYY 73.706%
Imagem: CBA / Titolivio de Oliveira




 
Categoria Ilimitada

A categoria Ilimitada representa o ápice da competição. O piloto que a conquista é declarado o grande campeão brasileiro. Ainda seguindo a mesma lógica de três baterias, constituídas de uma sequência conhecida e duas desconhecidas, as figuras da Ilimitada assumem dificuldades ainda mais elevadas, com valores de “k” ainda maiores.

As 5 figuras obrigatórias da Ilimitada 2018

Assim como na Avançada, apenas dois pilotos disputaram a Ilimitada. Mas, neste caso, dois pilotos que trazem na bagagem experiências muito diferenciadas: Márcio Oliveira e Francis Barros, que representam o Brasil em competições internacionais. Francis inclusive participou da Red Bull Air Race em 2015 e 2016, na Challenger Class.

Francis havia sido campeão do CBA entre 2013 e 2016, tendo o título de 2017 ficado com Márcio. Neste ano, Francis recuperou a liderança e sagrou-se mais uma vez campeão brasileiro de acrobacia aérea.

(Obs.: para melhor visualização de tabelas em dispositivos móveis, vire-os para a posição horizontal)

CBA 2018 – Categoria Ilimitada
 
Posição Piloto Aeronave Prefixo Pontuação
1 Francis Extra 300L PR-ZDV 80.81%
2 Márcio Sukhoi 26MX PT-ZSZ 76.94%
Imagem: CBA / Titolivio de Oliveira
Obs: Tomasetto recebeu o prêmio em nome de Francis Barros.

O trofeu de campeão brasileiro foi entregue diretamente pelo campeão anterior Márcio Oliveira para Fernando Paes de Barros, que o recebeu em nome de Francis Barros.

Imagem: CBA / Titolivio de Oliveira




 
Quero ver a Galeria de Imagens completa!


 

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Novo avião do maior festival de música eletrônica do mundo, a...

0
A Brussels Airlines e a Tomorrowland apresentaram o "Amare", o mais novo avião que representa a união de pessoas ao redor do mundo.