Canadá tornará obrigatório o uso de máscaras por todos os passageiros de aviões

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Milan Suvajac / CC BY-SA via Wikimedia Commons

O Ministério dos Transportes do Canadá emitiu um comunicado em que delineia as novas regras para os passageiros de viagens de avião. Na carta, o governo destaca que a covid-19 é um desafio global de saúde pública que mudou a vida cotidiana das pessoas em todo o mundo, e garantir a segurança dos canadenses continua sendo sua principal prioridade.

O Ministro dos Transportes, Marc Garneau, anunciou que, dentre as novas medidas está a exigência de que todos os passageiros aéreos tenham uma máscara médica ou não-médica para cobrir a boca e o nariz durante toda a viagem. Essas medidas entram em vigor ao meio-dia de 20 de abril de 2020.

Ao viajar de avião, os viajantes deverão cobrir a boca e o nariz:

  • nos postos de controle de triagem dos aeroportos canadenses, onde os examinadores nem sempre conseguem manter dois metros de separação entre eles e o viajante;
  • quando não puderem se distanciar fisicamente dos outros ou conforme indicado pelos funcionários da companhia aérea; e
  • quando instruído a fazê-lo por uma ordem de saúde pública ou por um oficial de saúde pública.

Os passageiros de todos os voos que partem ou chegam aos aeroportos canadenses também deverão demonstrar que possuem a máscara ou cobertura facial necessária durante o processo de embarque, caso contrário, não poderão continuar sua jornada. Os passageiros devem seguir as orientações atuais da Agência de Saúde Pública do Canadá sobre coberturas faciais.

Ainda assim, o ministro desincentiva que os canadenses saiam de casa:

“Os canadenses devem continuar a seguir os conselhos de saúde pública e ficar em casa, se possível. No entanto, se você precisar viajar, usar uma cobertura para o rosto é uma medida adicional que você pode tomar para proteger outras pessoas ao seu redor, especialmente em situações em que as diretrizes de distância física não podem ser mantidas. A Transport Canada continuará a garantir que vários sistemas de transporte se adaptem às medidas preventivas mais eficazes para proteger os canadenses”, disse.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias