Início Empresas Aéreas Cancelamento de voos antes da estreia deixa clientes da Itapemirim irritados

Cancelamento de voos antes da estreia deixa clientes da Itapemirim irritados

Aparentemente, a estreante do mercado brasileiro de aviação, a Itapemirim Transportes Aéreos, tem realizado uma grande remodelagem de sua rede de voos. Tal movimento tem resultado em vários cancelamentos de passagens a onze dias de iniciar as operações, causando bastante ruído nas redes sociais.

Recebemos múltiplos relatos e evidências de leitores sobre os cancelamentos e confirmamos no próprio site da companhia a redução dos voos em diversas rotas, principalmente nas primeiras semanas de operação.

O e-mail enviado aos passageiros apenas informa que o voo foi cancelado e pede para que o cliente confirme a informação acessando o site com o seu localizador. Em meio a esse cenário, os viajantes têm reclamado da falta de informações e dificuldades em remarcar suas viagens, já que não há opção de remarcação no site.

Por sua vez, o atendimento via call-center estava sendo relatado como demorado e os agentes com pouca informação até a data de ontem (17). Relatos dessa sexta, no entanto, dão conta de que a empresa tem entrado em contato com aqueles que foram prejudicados pelas mudanças na programação, a fim de resolver suas situações.

Algumas das reclamações foram feitas nas redes sociais da empresa. O perfil da companhia respondeu a todas elas.

Mudanças na malha

Várias dessas mudanças são visíveis no site da empresa aérea. Numa visita realizada hoje, foi possível ver que está disponível apenas um voo na rota Belo Horizonte – Guarulhos em 1º de julho, o dia da estreia da empresa, por exemplo. Ambos os aeroportos serão os centros de conexão da empresa, juntamente com Brasília.

Anteriormente, estavam disponíveis dois voos na rota, e diários. Agora, as frequências mudaram e há apenas um voo na primeira semana de julho, depois dele, o próximo está programado para o dia 6, depois no dia 8, e 9, e depois apenas no dia 16.

Já os voos para Curitiba também estão com os dias intercalados, sendo que no dia 1º não está disponível nenhum voo, nem dos dias 5 até 8, sendo a maioria das operações nos finais de semana ou próximos a eles – ver imagem abaixo.

As conexões, que a princípio serão todas via Guarulhos, não estão disponíveis para compra antes de 1º de agosto.

Não está claro o motivo do cancelamento em massa dos voos, se seria algo relacionado com a disponibilidade de aeronaves, já que, a dez dias do início a Itapemirim tem quatro aviões no Brasil, metade do que a empresa disse que teria. Os cancelamentos podem também ser resultado de uma baixa demanda ou outros fatores.

Entramos em contato com a Itapemirim na manhã dessa sexta-feira para esclarecimentos sobre o assunto, e a empresa enviou a seguinte nota:

A Itapemirim Transportes Aéreos informa que fez uma readequação da malha para o mês de julho, o que exigiu o cancelamento de alguns voos. As mudanças fazem parte do processo estrutural para o lançamento da companhia aérea no mercado nacional.
Todas as bases e rotas foram mantidas, mantendo o compromisso da ITA em atender a oito destinos nacionais já em seu primeiro mês de operação. Todos os passageiros afetados pelas mudanças estão sendo assistidos de acordo com as regras da Anac.
A ITA reforça seu compromisso com a prestação de serviço de excelência aos seus clientes.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile