Caos toma conta de avião quando voo de Moscou para NY é subitamente cancelado

Passageiros americanos desesperados para escapar da Rússia em meio à pandemia da covid-19 entraram em “erupção” na sexta-feira, quando autoridades cancelaram o último voo da Aeroflot de Moscou para Nova Iorque – apesar de o avião já ter começado a taxiar na pista. O fato aconteceu nesta sexta-feira (3).

“As pessoas estão começando a entrar em pânico e enlouquecer”, disse um passageiro, o astro de ballet Julian Mackay, 22 anos, em um vídeo que gravou de seu assento no avião.

Funcionários podiam ser ouvidos ao fundo, gritando em russo: “Levante-se! Levante-se!”, quando um passageiro gritou: “Não vamos a lugar nenhum!”. “Há pessoas gritando”, diz Mackay no clipe. “Este é o último voo na rota e todos pagaram muito dinheiro para estar neste voo … é um caos.”

Mackay, uma das principais estrelas do Ballet Mikhailovsky Theater em São Petersburgo, estava a bordo com seu irmão Nicholas, 19.

Os dois estavam desesperados para voltar aos Estados Unidos para ficar com o pai doente, Gregory. “Só estou tentando chegar em casa para ficar com meu pai. “WTF Aeroflot?!”, Mackay disse em um texto no Instagram.

“Você vende bilhetes caros, coloca todos a bordo e depois expulsa todos, provocando uma revolta”.

Rússia fechada

O jornal Kommersant ainda disse que as autoridades confiscaram os passaportes dos passageiros e os proibiram de tocar na bagagem, alimentando ainda mais a indignação a bordo.

A companhia aérea argumento que o voo foi cancelado no último minuto porque ele se tornou inviável após a nova ordem do governo Putin, que bloqueou a entrada de qualquer pessoa na Rússia (inclusive russos) e esse voo deveria resgatar russos presos em Nova Iorque também. Agora, ficam americanos na Rússia e russos na América, todos presos,

O consulado da Rússia em Nova Iorque confirmou que o voo de volta para Moscou havia sido cancelado. “Segundo as informações que temos, a Rosaviatsiya (Agência de Transporte Aéreo da Rússia – TASS) cancelou o voo da Aeroflot para Moscou”, disse a mensagem publicada no Facebook. “A tarefa agora é informar os passageiros sobre o cancelamento do voo”.

A TASS informou que o próximo voo saindo de Nova Iorque estava programado para 7 ou 8 de abril, a menos que a Aeroflot conseguisse concordar com um voo adicional.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto Vitória Terminal

Aeroporto de Vitória anuncia quatro novos voos para a temporada de...

0
A estação mais quente do ano chega com boas novas no Aeroporto de Vitória, operado desde janeiro pelo grupo Zurich Airport.