TAP Air Portugal fará voo cargueiro de Miami para São Paulo com A330neo

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A TAP Air Portugal vem, aos poucos, retomando suas operações de passageiros após o pior da epidemia ter passado. No entanto, as cargas nunca pararam. Segundo uma reserva de voo constante da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a empresa portuguesa vai operar um serviço ligando Miami a São Paulo.

A improvável rota cargueira da TAP Air Portugal será operada ao melhor estilo, usando seu mais novo avião de longo alcance, o Airbus A330-900neo. Em tempos normais, o A330 é empregado nos voos de passageiros, mas a Covid-19 e a demanda por carga aérea têm feito a empresa aérea se reinventar e se adaptar à nova realidade.

Para tanto, assentos foram removidos e ajustes foram feitas no deck principal da aeronave, onde outrora passageiros eram recebidos com toda pompa pelos elegantes comissários portugueses. Na nova realidade, no lugar dos assentos, caixas de produtos diversos são acomodadas e o avião vira um cargueiro “nato”.

Quando acontece a operação

Segundo os dados da ANAC, os voos acontecem entre 11 e 19 de junho, conforme a seguinte programação:

  • 11 de junho – o voo TAP9531 decola de Miami no fim da tarde para pousar em Guarulhos às 1h45 da madrugada do dia seguinte.
  • 13 de junho – já como TAP 9532, o A330 parte de Guarulhos às 17h rumo à Lisboa, onde pousa na madrugada do dia 14.
  • 15 de junho – o avião volta para São Paulo, dessa vez como TAP9561, pousando no Brasil às 16h45, antes de voltar à Lisboa 7h05, já como TAP9560.

Depois disso, o avião ainda fará um bate-volta entre Lisboa e Fortaleza, no nordeste brasileiro, sempre transportando apenas carga, conforme consta na aprovação concedida pela ANAC brasileira.

A TAP Air Portugal foi a primeira empresa aérea do mundo a operar voos cargueiros no A330neo.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

GOL tem dois dias para responder Senacon sobre morte de animal...

0
Medida tem como objetivo levantar informações e apurar falhas sobre atendimento que a Gollog prestou ao cachorro após falha no transporte.