Carro voador com motor de BMW realiza voo de 35 minutos, o primeiro entre duas cidades

O que parecia ser ficção de filmes, vai se tornando cada vez mais uma realidade. O AirCar, um veículo bimodal carro-avião, chegou mais perto de sua fase de produção nesta semana, ao cumprir um marco importante de desenvolvimento em um voo de 35 minutos do Aeroporto Internacional de Nitra para o Aeroporto Internacional de Bratislava, na Eslováquia, na última segunda-feira, dia 28 de junho.

Imagem: Klein Vision

O AirCar patenteado pela Klein Vision completou seu 142º pouso bem-sucedido em Bratislava às 6h05. Após o pouso, com um clique de um botão, a aeronave se transformou em um carro esportivo em três minutos e foi conduzida por seu inventor, o professor Stefan Klein, e o cofundador, Anton Zajac, até o centro de Bratislava, reduzindo o tempo normal de viagem.

“O professor Stefan Klein é o líder mundial no desenvolvimento de carros voadores de fácil utilização”, disse o Dr. Branko Sarh, membro técnico sênior da Boeing Co. “A transição automatizada de um veículo rodoviário para um veículo aéreo e vice-versa, abrindo / retraindo asas e cauda, não é apenas o resultado de entusiasmo pioneiro, espírito inovador e coragem; é o resultado de um excelente conhecimento profissional e de engenharia”, acrescentou.

Imagem: Klein Vision

O AirCar Prototype 1 está equipado com um motor BMW de 160 CV com hélice fixa e pára-quedas balístico. Sob a supervisão da Autoridade de Aviação Civil, o AirCar completou mais de 40 horas de voos de teste, incluindo curvas acentuadas de 45 graus e testes de estabilidade e manobrabilidade. O protótipo voou a 8.200 pés (cerca de 2.500 metros) e atingiu uma velocidade máxima de cruzeiro de 190 km/h.

O AirCar Prototype 2, o modelo de pré-produção, será equipado com um motor 300 CV e receberá a certificação de aeronave EASA CS-23 com uma autorização rodoviária M1. Com sua hélice de passo variável, o Prototype 2 deve ter uma velocidade de cruzeiro de 300 km/h e alcance de 1.000 quilômetros.

Imagem: Klein Vision

Este voo inicia uma nova era de veículos de transporte bimodal. Ele abre uma nova categoria de transporte e devolve ao indivíduo a liberdade originalmente atribuída aos carros”, disse o professor Klein após sair da cabine do AirCar em Bratislava. “O AirCar não é mais apenas uma prova de conceito; voando a 2.500 metros de altura a uma velocidade de 185 km/h, ele transformou a ficção científica em realidade”, acrescentou Anton Zajac, o cofundador da Klein Vision.

Com informações da Klein Vision

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Voo histórico de 60 metros feito por Santos Dumont completa 115...

0
O voo do brasileiro Alberto Santos Dumont, em uma distância de 60 metros com o 14-Bis, no Campo de Bagatelle, em Paris, marcou historicamente aquele 23 de outubro de 1906 e consagrou ainda mais o inventor. O aparelho subiu 2 metros de altura e foi o bastante para a humanidade olhar para cima e para o futuro de forma diferente.