Casal compra pôster e descobre raro mapa da Air France avaliado em $20 mil dólares

Reprodução WWMT News

Vendas de garagem são parte da cultura pop e tradição dos EUA, principalmente no meio-oeste. O que um casal não esperava era pagar $5 dólares num pôster e descobrir que ele valia $20 mil dólares por ser uma relíquia de uma companhia aérea. Tudo aconteceu em Kalamazoo, uma bela média cidade no oeste do Michigan e foi reportado numa matéria da WWMT News.

O casal Bobby e Barbara Shell moram na cidade e um de seus hobbies é ir nas famosas vendas de garagem, ou seja, quando uma pessoa quer se livrar de diversos itens antes de sua mudança e abre sua garagem para que as pessoas possam comprar seus itens usados.

Há seis anos, quando visitaram uma venda de garagem no mesmo bairro onde moram, Bobby achou num canto um tubo de pôsteres sem identificação alguma, perguntou ao dono quanto seria e ele falou que apenas $5 dólares, cerca de R$13 reais na época. Achando que era um conjunto de pôsteres de filmes antigos, comprou e levou para casa, e não abriu desde então. Porém, com a pandemia e mais tempo em casa, o casal decidiu abrir e organizar os pôsteres, e foi aí que tiveram a surpresa.

De 1959

Eles viram oito pôsteres coloridos, com cores chamativas e com um design único. Juntando-os, eles formariam um grande painel. Mas outra coisa chamou a atenção: as instruções estavam em francês e era datado de 1959.

Vendo isso, Bárbara ligou para sua vizinha, que trabalhou no departamento de artes da Western Michigan University, onde ela também estudou. Quem acompanha o AEROIN, pode se recordar de quando falamos sobre esta universidade e de seu Boeing 727.

“Era domingo a noite, ela veio aqui e falou: ‘Enrole isso de volta e nunca toque novamente’, ela sabia que eralgo muito especial” afirma Bárbara.

Uma cópia em tamanho real já está exposta na casa do casal em Kalamazoo – Foto – WWMT News / Will Haenni

Após uma pesquisa na internet, o casal descobriu que a arte é uma litogravura do artista francês Lucien Boucher, que fez inúmeros trabalhos para a Air France, inclusive retratando o Brasil como destino da companhia.

A litogravura achada pelo casal é realmente do desenho feito em 1959 e batizado de Planisphère Rouge, destacando que a companhia tinha a maior malha internacional do mundo.

O Mapa de Rotas conta com vários desenhos do Douglas DC-8 e do Sud Caravelle, jatos recém-chegados na companhia na época. A rota para Rio de Janeiro e Buenos Aires é bem visível na arte, além do desenho de praias cariocas com o Pão de Açúcar no fundo.

A autenticidade do poster não foi confirmada ainda, mas um selo de Correios fixado no tubo dos pôsteres indica que ele foi entregue para uma agência de viagens em Cadillac, cidade ao norte do estado.

Reprodução WWMT News

Segundo o canal de TV WMMT, filiado à CBS, um póster de tamanho similar do mesmo artista já foi vendido em leilões por um valor de $20 mil dólares (R$112 mil). Mas o casal Shell não quer lucrar a com a venda dele, pelo contrário.

“Sim, é muito valioso, mas não vemos negócio em vendê-lo. Queremos que todo os EUA vejam este trabalho”, afirma Barbara. Para tanto, o casal decidiu doar o mapa ao Museu Smithsonian do Ar e do Espaço, o maior museu aeronáutico do mundo.

A doação está em fase final e, quando recebido, a arte original ficará guardada no valioso acervo do museu, e uma cópia em tamanho real será exposta ao público.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias