Casos de Coronavírus entre agentes de voos armados disparam nos EUA

Apesar de toda a segurança relacionada aos filtros HEPA e a baixa chance de contrair coronavírus em voo, uma classe não muito conhecida de funcionários-do-ar tem contraído o vírus com certa frequência, aponta um estudo.

Liam Neeson interpretando um Air Marshal – Universal Pictures

Os chamados Air Marshals, agentes federais do governo americano que viajam armados para fazer a segurança de voos a fim de evitar atentados terroristas, estão tendo mais casos de infecções pela Covid do que o normal segundo reporta o Yahoo! News.

A reportagem foi baseada em dados da TSA, Agência de Segurança dos Transportes dos EUA, que mostra que em torno de 100 Air Marshals testaram positivo pro coronavírus e um surto no escritório deles na Filadélfia acabou forçando a um fechamento temporário da unidade.

Os casos inicialmente estavam associados à agentes que faziam voos para a Europa, que teve surtos antes dos EUA. Porém, agora são casos locais e continuam crescendo.

As associações que representam a categoria afirmam que o número maior de voos associados com a exposição dos agentes nos aviões e nos aeroportos, fez com que os casos subissem. Por outro lado, dois agentes disseram ao Yahoo que foram forçados a trabalhar enquanto aguardavam o resultado do seu teste ou porque não conseguiram fazer o teste ainda.

As reclamações são que os números de voos caíram mas o trabalho deles não, ou seja, muitos têm atuado em voos praticamente vazios, onde acreditam haver chances baixíssimas de acontecer um ato terrorista ou que coloque a segurança de voo em risco.

A TSA, por seu lado, fala que tem dado o cuidado necessário para manter a segurança e higiene dos seus agentes, mas não informou sua teoria para o surto entre os agentes ou porque os voos em que atuam não foram reduzidos, acompanhando a indústria.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias