Início Acidentes e Incidentes

Casos de laser contra aeronaves seguem em alta; valor é o maior desde 2016, alerta FAA

Imagem: FAA, via YouTube

Apontar um laser para uma aeronave é uma séria ameaça à segurança, e infelizmente continua a aumentar. O alerta é da Federal Aviation Administration (FAA), autoridade de aviação dos Estados Unidos, mas é plenamente aplicável a nosso país, já que temos visto recorrentes casos no Brasil, como um dos mais recentes em Chapecó (SC) há duas semanas (você pode clicar aqui caso queira rever os detalhes desta ocorrência).

A FAA relata que seus dados até 14 de outubro indicam que ela recebeu 7.186 relatos de ataque de laser somente neste ano 2021, excedendo bastante o valor do ano todo de 2020, que foi de 6.852. Isso também marcará em breve o maior número de ocorrências desde 2016.

Fonte: FAA

“Apontar um laser para uma aeronave pode cegar temporariamente um piloto e, não só afeta a tripulação, mas também coloca os passageiros em perigo”, disse o administrador da FAA Steve Dickson.

Os dois vídeos a seguir, de Steve Dickson e de conscientização sobre os ataques a laser, estão em inglês, porém, a depender do dispositivo em que você estiver assistindo, você pode utilizar as configurações no canto do player para ativar a tradução automática de legendas para o português. Abaixo dos vídeos, você acompanha mais dados sobre os casos registrados:

Para identificar tendências de ataque de laser, a FAA desenvolveu uma ferramenta de visualização, usando uma plataforma de software que mostra dados de ataque de laser de 2010 a 2020 e destaca tendências por área geográfica, dados per capita, hora do dia e ano.

Fonte: FAA
Fonte: FAA
Fonte: FAA

A FAA compartilha as informações para chamar a atenção para a taxa perigosamente alta de ataques de laser em aviões, e informa que permanece vigilante para aumentar a conscientização sobre os perigos de apontar lasers para aeronaves e encoraja o público a relatar ataques de laser às autoridades de aviação e às agências locais de aplicação da lei.

Informações da FAA

Sair da versão mobile