Catar irá levar 4 mil vacas de avião.

Recentemente o Catar recebeu sanções dos países vizinhos sob acusações de terrorismo. O pequeno porém rico país do golfo pérsico tem sofrido deste então com bloqueio de espaço aéreo que resultou em desvios de voos, inclusive para o Brasil, e principalmente falta de abastecimento, já que 90% da sua comida é importada e as reservas de água do país são suficientes apenas para dois dias.




Mas o que ninguém esperava era o plano no mínimo ambicioso de levar diariamente milhares de vacas da Alemanha, EUA e Austrália para o país, como forma de atender a demanda doméstica de leite. Com o bloqueio liderado pela Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, esta seria a única opção rápida para atender a demanda.

Segundo o jornal britânico Bloomberg, a mente por trás da ideia é do empresário sírio Moutaz al-Khayyat, dono da Power International Holding, sediada em Doha, capital do Catar. O plano é utilizar aeronaves configuradas especialmente para o transporte dos animais, que pousariam no final desta semana.

O primeiro carregamento sairia da Alemanha levando 1.400 vacas em uma série de voos, que continuariam até totalizar 4.000 vacas transportadas. Estima-se que sejam necessários até 60 voos da Qatar Airways Cargo para levar todo esse rebanho. Não está claro como esses animais seriam mantidos e se ficariam de forma permanente no país, que tem bioma desértico.

O governo do país tem à disposição para esse transporte os aviões Airbus A330-200F, Boeings 777F e 747-400BCF da Qatar Cargo, além dos C-17 Globemaster de sua Força Aérea. Não há uma definição sobre quando os voos irão partir e nem quais aeronaves serão usadas, mas com certeza, se realizado, será a maior operação de transporte de gado já vista na história.

Com informações do Bloomberg

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Latam está revendo processos após filhote de cão morrer durante um...

0
Nessa semana, a história do pequeno cão Zyon, da raça Golden Retriever, ganhou as manchetes país afora, depois que sua tutora publicou