Cazaquistão divulga animação com detalhes do acidente com o Fokker 100 da Bek Air

O governo do Cazaquistão divulgou há pouco a animação reproduzindo o acidente fatal com o Fokker 100 no final do ano passado, corroborando a tese de erro da tripulação.

Fokker 100 Cazaquistão

O acidente aconteceu em 27 de dezembro passado envolvendo o Fokker 100 de matrícula UP-F1007, fabricado em 1996. O avião levava 100 pessoas, sendo 95 passageiros e 5 tripulantes.

Logo após a decolagem, o jato saiu da pista e bateu num muro. Inicialmente foram divulgados que 5 pessoas morreram, mas esse número chegou a 13 com a morte do copiloto no hospital, a um mês atrás.

Assim que as primeiras imagens começaram a circular, era possível ver que a asa estava coberta de neve. Informações das investigações preliminares apontaram que a tripulação não quis retirar o gelo das asas e não abortou a decolagem quando podiam. Este fato foi corroborado pelo vídeo de hoje, divulgado pelo portal Aviation Safety Network, que mostra diversos estóis – stol -, quando o avião perde sustentação e cai.

Mesmo dando aviso de estol, a tripulação insistiu em continuar a decolagem e fez de tudo para que o avião saísse do chão. O avião chegou a voar por alguns segundos, atingindo a altura de seis metros, mas caiu logo em seguida devido à falta de sustentação causada pelo gelo, que deformou o perfil aerodinâmico das asas.

Na animação, também é possível notar que a cauda bateu diversas vezes no chão (numa situação conhecida como “tailstrike”) e também que a asa esquerda chegou a atingir o solo, mas a tripulação continuou o voo e não abortou a decolagem.

Outro ponto mostrado no vídeo é que os pilotos tentam fazer o avião sair do chão ao menos quatro vezes, mesmo com o jato já saindo da pista.

Desde o acidente, a empresa aérea Bek Air teve seu certificado de operador aéreo suspenso e não realiza mais voos. Acusações de manutenção precária também surgiram contra a companhia.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Está fora de serviço um grande avião A380 da British devido...

0
Um dos enormes Airbus A380 da companhia está parado desde este domingo, 28 de novembro, devido a um incidente em voo.