Início Variedades Centenas de aviões evacuam antes da hora o mais famoso show aéreo...

Centenas de aviões evacuam antes da hora o mais famoso show aéreo do mundo

Além dos registros de radar, a organização do evento também publicou um interessante vídeo mostrando a preparação do local.

Aviões deixando o evento, em imagem publicada do FlightRadar24

Como vimos no início desta semana, o Aeroporto Wittman Filed, em Oshkosh, nos Estados Unidos, está recebendo até o domingo, 1º de agosto, mais uma edição de seu tradicional encontro aeronáutico AirVenture, o mais famoso show aéreo do mundo, organizado pela EAA e que reúne centenas de milhares de visitantes.

E se os controladores de tráfego do evento já são bastante conhecidos pelo incrível trabalho de coordenar milhares de aviões chegando e partindo em pouco tempo no início e no final da AirVenture, neste ano eles precisaram colocar suas habilidades em uso também no meio da semana.

Após o Serviço Nacional de Meteorologia de Green Bay informar à EAA sobre uma grande tempestade que passaria por Oshkosh na quarta-feira, 28 de julho, uma enorme movimentação foi promovida, tanto em relação aos preparativos em solo para a tormenta quanto em relação aos pilotos e proprietários que optaram por partir para longe com suas aeronaves.

Registros das plataformas online de radar mostraram centenas de aviões se afastando do Wittman Field, conforme se observa na imagem a seguir:

Além dos registros de radar, a organização do evento também publicou um interessante vídeo mostrando a preparação do local para a passagem da tempestade com o mínimo de consequências quanto possível.

Conforme a gravação a seguir, em um passeio pelo aeroporto nota-se, por exemplo, aviões dos mais variados modelos e tamanhos todos presos ao solo e/ou cobertos de diferentes formas, para evitar danos causados por granizo ou por objetos eventualmente carregados por fortes ventos. Objetos também são vistos deitados ao solo para serem menos influenciados por ventos.

Devido à condição meteorológica severa e ao grande número de visitantes na cidade em função do evento, muitos deles inclusive acampados no próprio aeroporto ao lado de seus aviões, a Cruz Vermelha abriu em centro de evacuação em um ginásio esportivo para receber as pessoas durante a passagem da tempestade.

Após a passagem do mau tempo no final da quarta-feira, as pessoas retornaram ao aeroporto e nesta quinta-feira muitos aviões foram vistos nos radares se dirigindo novamente a Oshkosh. Não há relatos de problemas causados pela tempestade.

A EAA reprogramou para a noite de hoje o show aéreo noturno que aconteceria ontem.

Sair da versão mobile