CEO da Boeing assume culpa da empresa sobre acidentes do 737 MAX

O CEO da Boeing, Dennis Muilenburg, veio a público hoje falar sobre os acidentes do 737 MAX. Dennis começou como estagiário na Boeing e hoje ocupa o cargo mais alto na companhia.

E hoje foi aberto a comunidade aeronáutica. Afirmando que problemas de leituras errôneas ativaram o MCAS e foram os principais fatores para os acidentes da Lion Air. Veja abaixo o trecho que cita o problema

[…] com a divulgação do relatório preliminar do acidente da Ethiopian, é aparente que em ambos os voos (incluindo o da Lion Air) o sistema MCAS foi ativado em resposta a informação errada do sensor de ângulo de ataque.

A história da nossa indústria mostra que maioria dos acidentes são causados por uma série de eventos. É novamente o caso, e sabemos que podemos quebrar esta série de eventos nos dois acidentes. Como pilotos disseram para nós, a ativação errônea do MCAS pode adicionar mais carga de trabalho, que já é alta. É nossa responsabilidade para eliminar esse risco. Nós temos a solução e iremos fazer.

Dennis Muilenburg, CEO da Boeing

Ao longo do vídeo o CEO afirma que a Boeing tem trabalhado sem descanso para trazer uma atualização no sistema. Esta atualização foi feita em conjunto com pilotos, operadores e a FAA, a agência regulatória da aviação americana.

Segundo Dennis, com essa atualização do software somado a um treinamento adicional com novos materiais educacionais requisitados pelos pilotos, irá eliminar a possibilidade da ativação errônea não-intencional do MCAS e prever que um acidente relacionado ao MCAS aconteça novamente.

Um prazo não foi dado para a atualização do software. Mas a indústria estima que possa demorar até maio, entre finalizar a atualização, homologa-lá junto à FAA e agências reguladoras estrangeiras, atualizar os aviões e testa-lós antes da liberação para o voo.

A transcrição completa do vídeo em inglês está disponível neste link.

Pela Assessoria de Imprensa da Boeing

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos