CEO da Boeing já voou em dois B737 MAX desde a proibição mundial

Avião Boeing 737 MAX-9
737 MAX-9 – Imagem: Boeing

Dennis Muilenburg, CEO da Boeing, revelou que ele próprio esteve em dois voos de testes do B737 MAX nos últimos meses. Desde o aterramento do modelo, a Boeing já fez mais de 500 voos de teste para coletar dados vitais para o processo de re-certificação da FAA.

Em uma tentativa de reconquistar a confiança do mercado, o CEO da Boeing afirmou que outros funcionários estão “ansiosos para fazer o mesmo”, mas admite que a empresa tem muito trabalho a fazer se quiser reconquistar a confiança.

Apesar das especulações de que os cronogramas de re-certificação poderiam, novamente, estar sendo antecipados, Muilenberg reiterou à CNBC que o plano ainda é apresentar o pacote de certificação para a FAA em setembro. Ele continua confiante de que o jato retornará ao serviço no início do quarto trimestre.

Como a Boeing está conduzindo voos de teste?

Com o 737 MAX 8 e 9 banidos pela decisão da FAA, como a Boeing está conseguindo realizar tantos vôos de teste da aeronave? De acordo com a Wired, é o irmão mais novo do jato problemático que ainda é permitido voar.

A Wired observou um voo feito por um 737 MAX 7, que decolou do Boeing Field, perto de Seattle, e seguiu para o Pacífico, onde realizou várias manobras. Voando a uma variedade de altitudes e velocidades, o MAX manteve uma posição longe do tráfego aéreo enquanto conduzia o que a Boeing chamou de ‘voo de engenharia’.

Claramente, essa brecha permitiu que a Boeing testasse um membro da família MAX, sem quebrar nenhuma regra em relação à proibição.

Independentemente de quão longe o escrutínio do MAX vai, o que fica claro é que ninguém vai voar antes do final do período de verão. Segundo o OAG, isso significa uma perda de mais de 40 milhões de assentos nesta temporada. Algumas das transportadoras mais afetadas incluem a Air Canada, a Turkish, a China Southern e a Southwest.

Com informações do Simple Flying

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.