CEO da Hawaiian explica porquê escolheu o Boeing ao invés do Airbus

No último dia 7 de março noticiamos a confirmação da compra da Hawaiian de 10 aeronaves Boeing 787-9 Dreamliner, resultando no cancelamento de pedido de seis aviões A330-800neo da Airbus, deixando este sem nenhuma encomenda.




Inclusive adiantamos esta notícia em outubro do ano passado, seguindo um reporte da CNN. Muito se falou sobre este caso, que seria uma revanche da Boeing contra a Airbus, após o caso CSeries, e que para isso a fabricante americana teria oferecido grandes descontos. Mas o principal motivo não seria a barganha da Boeing, segundo o CEO da Hawaiian, Peter Ingram.

“Ambos os aviões são íncriveis, e possuem seus prós e contras” disse Peter. Vale lembrar que o A330-800neo não era a escolha inicial da Hawaiian: a companhia havaiana escolheu o A350-800, que foi cancelado pela Airbus pelo baixo número de encomendas (em torno de 30 na época do cancelamento) e para prestigiar o recém-lançado A330neo nas versões -800 e -900.

Peter Ingram, CEO da Hawaiian

Logo a Hawaiian escolheu comprar oito unidades do A330-800neo, que assim como o variante homônima do A350 tem menos assentos porém maior alcance, ideal para suas rotas pretendidas como Nova Iorque e Londres a partir de Honolulu. Porém a Airbus que cancelou o A350-800 para evitar prejuízos com as vendas baixas, só piorou a situação: nenhuma companhia além da Hawaiian quis o novo A330-800neo.

“Infelizmente o A330-800neo não provou ser popular no mercado. Para nós não faz sentido continuar compromissado com um avião que tem um risco de não ser aceito no mercado no futuro” declarou Peter em provável referência ao risco de falta de componentes e dificuldade de repassar as aeronaves na hora de sua aposentadoria.

E o CEO complementou: “Então esta falta de pedidos para o A330-800 abriu a oportunidade para uma nova competição, e olhamos para outros aviões wide-body”.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos