CEO da Southwest espera retorno do Boeing 737 MAX antes do final do ano

O CEO da Southwest, Gary Kelly, acredita que o problemático Boeing 737 MAX retorne aos voos a partir do último trimestre deste ano, empurrando um pouco mais para frente a perspectiva de retorno do modelo.

Boeing 737 Max da Southwest

O assunto foi abordado por Kelly em um vídeo divulgado pela empresa no último dia 29 de maio em seu portal onde, entre outros assuntos, o CEO comentou sobre o avião da Boeing, que está parado há mais de um ano por conta de problemas técnicos que levaram a dois acidentes fatais.

No vídeo, Kelly diz: “O trabalho para o retorno do MAX ao serviço continua e esperamos que ele esteja voando no quarto trimestre. É um ótimo avião. Ele é superior ao 737 NG que operamos atualmente. É mais econômico em termos de combustível e manutenção e oferece uma ótima experiência ao cliente. “

A Southwest, conforme dados da Boeing até abril desse ano, possui um total de 280 aeronaves B737 MAX encomendadas, das quais 31 exemplares já foram entregues.

Retorno a produção

Em comunicado à imprensa que compartilhamos na semana passada, a Boeing informou que retomou a produção do 737 MAX na fábrica de Renton, em Washington.

O programa 737 recomeçou a construção das aeronaves a uma taxa baixa de produção mensal, muito aquém dos cerca de 40 que eram produzidos por mês até dezembro de 2019.

A empresa divulgou que aproveitou a parada na produção, de janeiro a maio, para implementar várias iniciativas focadas em melhorar a segurança do local de trabalho e na qualidade do produto.

Em paralelo, a fabricante ainda trabalha para ter sua aeronave certificada novamente pela FAA, após inúmeras correções de software e hardware. As estimativas otimistas corroboram com o que pensa Kelly, de que o modelo volte aos céus provavelmente no quarto trimestre desse ano.

Rodnei Diniz
Engenheiro aeronáutico e mecânico, atuante em gestão de manutenção aeronáutica, aviação geral, executiva e comercial. Atento aos detalhes, gosta de ler e escrever sobre a história da aviação.

Veja outras histórias